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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Porque deixo o carro "morrer" tanto ou dou solavancos?

  

  Olá pessoal, quero falar neste post com vocês sobre um assunto muito importante e interessante que é, o "carro morrer", e porque isto acontece? Simplesmente pelo descontrole do pedal por parte do usuário, eu já falei sobre este assunto em outros posts e quero dedicar este só para este assunto.

   Então vamos lá falar sobre isto começando pela seguinte informação, como e em quais situações iremos utilizar a embreagem: Colocar o carro em movimento, Realizar trocas e reduções de marchas e manobra de parada do carro, e se você não vai fazer nenhuma das três ações citadas aqui, não deve manter o pé sobre o pedal, pois, para o exame prático você perde pontos, e para o carro, gera desgaste prematuro do sistema.

  O que você vai fazer com o pedal da embreagem é aperta-lo todo para poder manipular a marcha do carro realizando o desacoplamento da transmissão (câmbio ou marchas) com o motor do carro, e esta é a função da embreagem - ACOPLAR/DESACOPLAR o câmbio do motor, e aqui acontece o seguinte. O motor ligado, ele fica girando e o câmbio fica com as engrenagens paradas e a embreagem desempenha o papel de unir o que está parado com o que esta em movimento, e é aqui que ocorre todos os problemas, pois a manipulação inapropriada do pedal da embreagem vai resultar na morte do carro, porque o encaixe do motor e do câmbio ocorre de forma brusca, que é o ato de soltar rápido de mais o pedal da embreagem, e para isto eu oriento sempre os meus alunos a manipular o pedal na sua liberação com um movimento de "soltando" que é um movimento mais suave, e não o de "soltar" que é muito brusco, pois todo o problema esta relacionado neste momento de liberação do pedal. Mas é bom lembrar que você não pode demorar demais para liberar o pedal da embreagem, pois, dependendo da inclinação da rua, o carro pode ganhar velocidade se for declive, ou até mesmo parar se a rua for aclive, e ai vem uma pergunta básica para todos que estão começando a dirigir. "E como é que eu libero a embreagem então, se não pode ser rápido nem demorado? "

  Uma técnica que eu uso para responder a esta pergunta é assim, contar até 3, e para liberar a embreagem, deve-se fazer esta contagem "soltando" o pedal proporcional a contagem, exemplo da contagem:
  • 1 = Liberar 1/3 do pedal;
  • 2 = 2/3 do pedal; 
  • 3 = 3/3 do pedal, ou seja, libera totalmente o pedal da embreagem. 
  E esta explicação também serve para aqueles momentos em que a pessoa vai colocar o carro em movimento ou trocar de marcha e o carro da uns solavancos, e isto ocorre por causa do descontrole do manuseio da embreagem, então basta um pouco de treino e ficará bom neste assunto, e um detalhe importante aqui para ajudar a controlar melhor o pedal da embreagem é não sentar com o banco do carro muito para a frente, pois assim você fica sem espaço para mexer a perna e acaba por soltar descoordenado, e as consequências são a morte do motor ou os solavancos.

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