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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Entenda melhor o que faremos com a marcha do carro.

   Olá pessoal, neste post, quero falar um pouco com vocês sobre este equipamento do veículo, que é a marcha, ou câmbio, ou o correto que é "transmissão", pois a marcha desempenha esta importante função de levar o movimento do motor para as rodas. Temos basicamente dois modelos no Brasil, o automático e o manual, e este segundo é o que a legislação exige para os candidatos a obtenção de CNH, e vou explicar um pouco sobre ele.



Funções do câmbio:
  • Transmitir o movimento do motor para as roda a partir do engrenar da marcha desejada.
  • Aumentar ou diminuir a velocidade do carro de acordo com a marcha usada.
  • Levar o carro para frente ou atras.
  • Deixar o carro mais "forte ou mais leve" para uma situação especifica.
  E aqui o item que quero falar um pouco é a relação velocidade e força, que é a função deste equipamento, e para entendermos de forma simples e direta, é saber que você deve usar o câmbio tendo em mente sempre esta relação, e tudo ficará mais fácil, pois esta relação é fundamental para o uso correto do carro, e de acordo com a via que você trafega e com o relevo, ficará mais fácil a utilização das marchas.
  
  A questão da marcha na relação força X velocidade vai funcionar assim, quanto maior a marcha, menos força ela terá e mais velocidade alcançará, porém, e não adianta você querer usar uma marcha de velocidade na ora que o carro quer força que não vai dar certo, o que vai acontecer se você fizer isto é, ou o carro "morre" ou tem uns solavancos.

  Tudo tem que acontecer em sequencia e uniforme, pois um erro nas trocas das marcha, provavelmente terá uma consequência, e o normal no desenvolvimento das marcha é sempre ir de uma a uma, assim, 1ª marcha depois 2ª e depois 3ª e depois 4ª e depois 5ª, já na redução, esta sequência pode ser alternada, não tendo que ser rigorosamente uma a uma, é possível e provável que ocorra  uma redução de 5ª para 3ª, e isto vai depender da velocidade que você estava para a que foi, exemplo: de 100km/h para 50km/h, e neste caso será uma redução de 5ª para 3ª por causa da queda brusca de velocidade, mas não significa que a 4ª não serviria nesta velocidade também, aí entra em cena a potência do motor do carro e a geografia da via.

  E quanto maior for a velocidade, maior deve ser o numero da marcha que devemos usar, por isto que temos que ser gradativos, ganhando velocidade e desenvolvendo as marchas, e perdendo velocidade, devemos reduzir a marcha também, sendo proporcional a marcha e a velocidade.


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