Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Fenômenos físicos que ocorrem nas Curvas.


Para entender as forças físicas envolvidas em uma curva, é preciso conhecer o conceito de sub-esterçamento(sair de frente) e de sobre-esterçamento(sair de traseira).



O sub-esterçamento ocorre quando há perda de aderência das rodas dianteiras do veículo. É mais percebido quando se entra em uma curva com excesso de velocidade. Nesse caso, o condutor não consegue fazer a curva, pois o veículo tende a ir reto. Pode ser agravado quando os pneus não estão calibrados adequadamente, ou a pista está molhada ou com alguma lubrificação(óleo na pista). 
Nesta situação, devemos tirar o pé do acelerado e não acionar o freio bruscamente e manter a direção firme.




O comportamento sobre-esterçamento compreende a perda de aderência das rodas traseiras. Isso ocorre quando se pisa no pedal de freio na hora em que se faz a curva. Nessa situação, o veículo tende a jogar a traseira para fora da curva, e há um grande risco de o veículo girar. 
Em geral, é mais comum esta situação em veículos de tração traseira e, para corrigir essa situação, o motorista não pode frear e  tem que virar o volante no sentido oposto da curva para manter a manobra. 




Agora que você já conhece um pouco mais destes fenômenos comum em uma curva e que também pode acontecer com alguns veículo. Percebendo tal situações, mantenha a calma, libere acelerador e freie suavemente e faça uso do volante como o indicado na matéria e nos vídeos.


0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.