Pages

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sinalização de Trânsito.

Particularidades da sinalização viárias.

  Neste post quero falar com vocês sobre uma particularidade de duas placas de sinalização, em especifico a Sinalização de Regulamentação. Nesta sinalização, temos estas placas, R1 e R2, ou seja, a placa de PARE e DÊ A PREFERÊNCIA. Veja a imagem:


Nestas placas, temos aqui algumas características importante sobre elas, que são:

- R1 - PARE: Indica o condutor a necessidade de parada obrigatória do seu veículo,
Art. 208 do CTB - Avançar o sinal vermelho do semáforo ou da parada obrigatória:
Infração - gravíssima (7 pontos na CNH)
Penalidade - multa 
- R2 - DÊ A PREFERENCIA: Indica o condutor a obrigação de ceder passagem ao veículo que circula na via transversal a sua. Esta placa não indica que o direito é seu, mas sim da outra via!
 Art. 215 do CTB - Deixar de dar preferencia de passagem:
 II - nas interseções com sinalização de Dê a Preferencia:
 Infração  - grave (5 pontos na CNH)
 Penalidade - multa
Esta são as informações contidas no Código de Trânsito, e que todo condutor deveria saber, e por este motivo estas duas placas se diferem em formato das demais placas de regulamentação. Seu formato permite identificarmos elas mesmo estado viradas e visualizando apenas de fundos, como na imagem abaixo:


A cor foi mudada, porém o formato, interpretação e finalidade, continuam sendo os mesmos, devendo o condutor respeitar e obedecer! Esta situação de interpretação é muito comum em cruzamentos, quando visualizamos a placa do outro lado da via, para o local provavelmente que seguiríamos, definindo assim um ordem ao condutor, dependendo de qual placa visualizamos de fundos.

O desrespeito a estas sinalizações, alem de gerar multas, podem resultar em graves acidentes e por este motivo estas placas tem este formato diferenciado. Estas placas definem seu direito ou não de passagem, ou seja, na ausência desta sinalização, provavelmente seu direito, levando em consideração a regra da preferência da direita, ou visualizando a placa, a ordem esta explicita!
  
Mais informações sobre a sinalização, podem acessar o link abaixo:

4 comentários:

  1. Ótima explicação! Muitos esquecem, principalmente, da placa de "dê a preferência".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e é sempre bom manter os conhecimentos atualizados!

      Excluir
  2. O pessoal que anda de motocicleta tem que prestar mais atenção nessas sinalizações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos nós devemos sempre ter este cuidado e se for necessário, parar e observar a situação antes de fazer a travessias ou sair acelerando feito uns loucos. Atenção no trânsito sempre.

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.