Pages

domingo, 8 de julho de 2012

Sistema de direção do carro.

A direção ou o volante do carro é o que possibilita manter o veiculo em uma trajetória, fazer curvas e realizar manobras, e o funcionamento correto deste equipamento depende apenas de coordenação motora do condutor, então esta ideia de ter medo de dirigir vai te deixar com o corpo duro, e se você ficar assim, não vai controlar direito o volante, e vou passar uma informações que parecem bobas, mas que são importantes e quem está aprendendo a dirigir talvez não saiba. Uma pergunta inicial, o carro tem 4 rodas, e o volante atua em quais delas?

O volante tem a função de deslocar o carro para a direita ou esquerda, e a formar correta de usa-la é segurando firme mas sem apertar forte as mãos e sem endurecer os braços e ombros, pois precisará do movimento dos braços para virar e desvirar o volante. 

Quando manipulamos o volante, estamos manipulando as rodas do carro também, e o volante direciona apenas as 2 rodas dianteiras, e não as 4 como algumas pessoas pensam, as rodas traseiras acompanham a trajetória das rodas dianteiras e são fixas. Observe no vídeo abaixo, qual é o movimento que o volante provoca nas rodas.





Então é este o movimento que você realiza no volante e é executado nas rodas dianteiras, e o carro seguirá a trajetória desejada, porém existe outro giro desta mesma roda, que é a do carro em movimento, então a roda gira 360º e você faz um movimento de leque como mostrou o vídeo. Agora você já tem a resposta da pergunta.

Também  encontramos próximo ao volante na altura do alcance dos dedos 2 alavancas:

1- Na mão esquerda está a alavanca de acionamento dos piscas - Direita/Esquerda. Seu acionamento está ao alcance dos dedos, mantendo assim as mãos ao volante.





2 - Na mão direita está a alavanca de controle do limpador de parabrisas, ou do vidro traseiro.Seu acionamento está ao alcance dos dedos, mantendo assim as mãos ao volante.



Agora você já sabe um pouco mais sobre o carro, e se tiver alguma duvida quanto ao volante, é só pegar o carro parado mesmo e virar o volante para um lado e ir ver o que aconteceu com a roda.


1 comentários:

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.