Pages

domingo, 11 de agosto de 2013

Desviando de obstáculos na via.

Olá pessoal, mais um post para vocês que serve para o cotidiano e para o exame prático. Se chama desvio de obstáculos na via, e estes obstáculos podem ser dos mais variados, tais como: Pedestres, Ciclistas, Caçambas de lixo, Carros estacionados, Buracos, Etc. Esta é uma situação bastante como e que ficamos sempre em dúvida com quem tem que parar o carro se for necessário. Então é o seguinte, vou colocar duas imagens abaixo, e explicar cada uma delas.

CASO 01 - Carro vermelho querendo desviar.

Aqui acontece o seguinte, o carro vermelho está em movimento e precisa desviar do carro azul que está estacionado, porém ele terá que invadir a contra mão de direção para realizar a manobra de desvio, porém, está vindo o carro roxo a frente no contra fluxo, e o que fazer agora? Devemos agir assim:.

  1. Realizar a sinalização da manobra.
  2. O carro vermelho deve PARAR, porque o obstáculo está em seu espaço, mas não deve parar muito próximo para poder ter espaço para sair.
  3. Aguardar o carro roxo passar.
  4. Engatar a 1ª marcha e realizar a manobra.



CASO 02 - Ambos os carro precisam desviar de obstáculos.

 Aqui a situação já é um pouco mais complicada, porque os carros envolvidos ( vermelho e roxo) precisam invadir um o espaço do outro, e o espaço só permite a passagem de "um" carro por vez, porém é bem simples a solução, e deverão  agir tomando os seguintes cuidados:
  1. Um carro deverá PARAR e dar a passagem ao outro.
  2. Os condutores devem se comunicar com sinal de luz ou gesto chamando o outro.
  3. A sinalização de desvio deverá ser feita pelos dois carros.



Então esta aí a explicação para mais esta situação, agora é só por em prática sempre que precisar, e se for necessário parar o carro, lembre-se de não parar muito grudado no obstáculo para poder ter espaço de saída e manobra do veículo, ou então terá que dar ré no meio da rua, sedo que poderia evitar isto.

7 comentários:

  1. ola, encontrei seu blog enquanto buscava sobre uma duvida que me aconteceu ontem. eu nunca dirigi e estou tirando a 1ª habilitação, tive 15 dias d aula prática e o prof me ensinou que para parar o carro eu deveria usar "embreagem toda e freio devagar" porque assim o carro vai parando d forma bem suave. Agora mudaram meu prof e esse novo falou que essa informação está incorreta e que me faria perder pontos na prova. O que é verdade e o que não é? só me restam 4 aulas até a prova e não quero errar! aguardo a resposta, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tamara, que bom poder ajudar, e quanto a sua dúvida, é o seguinte,
      o que o teu 2º professor disse é o correto, usar o frei e depois a
      embreagem, pois se inverter você perferá ponto e é uma falta de 2
      pontos, então treine o uso do freio e depois embreagem. Abraço

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog, muito, muito útil mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E desviar de animal na rua ? Nas minhas aulas o professor disse pra buzinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, se seu instrutor te orientou assim, é porque pode fazer, mas o animal pode não entender e continuar em seu caminho, aí faça o desvio do mesmo como se fosse um carro parado!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.