Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cuidados com a Conversão a esquerda.



Olá pessoal, estou aqui para mais um post para vocês, e este é de fundamental importância para os "novatos" e "experientes" ao volante, é a conversão a esquerda, esta é uma manobra extremamente complicada e cheia de regras que quem precisar executa-la deverá tomar todas as cautelas necessárias, e quem pensa que é "Expert " no assunto de "dirigir", ou os motoristas das antigas, devem observar pois eu estou acostumado a passar pela situação que explicarei a seguir para vocês. 

Estou com meu aluno trafegando e solicito a ele que faça uma conversão a esquerda, e o mesmo imediatamente inicia a manobra que deve ser feita da seguinte forma:
  1. Aciona a sinalização.
  2. Confere no retrovisor esquerdo a situação do lado do carro.
  3. Inicia a manobra de posicionamento.

Aí o que acontece neste momento, vem um " MOTORISTA ESPERTINHO " e nos ultrapassa! Até então realizar ultrapassagem não é proibido, o problema é, por que lado o "tal" realiza a manobra, e as vezes até buzina achando que está com toda a razão! O lado que ele realiza a mano é Pela ESQUERDA! Isto é o fim da picada, como realizar ultrapassagem pela esquerda se o veículo da frente vai virar a esquerda? Veja a imagem abaixo.


O carro roxo está posicionando e sinalizando  para convergir a esquerda, o carro azul segue atras dele querendo seguir em linha reta, e alguns "MOTORISTAS" fazem o que citei acima, o que é COMPLETAMENTE ERRADO ultrapassar pela esquerda um carro que vai virar a esquerda também. Isto é inaceitável, o CORRETO neste caso para o carro azul é realizar a ultrapassagem pela direita, se for possível, não sinalizar ou ser breve no pisca para sinalizar a sua manobra, para não confundir os outros usuários da via se vai quer virar a direita, e seguir o caminho desejado. A linha vermelha indica o caminho errado e a linha verde o trajeto correto que deve fazer o carro azul.

Esta explicação também serve para motocicletas, pois os cuidados são os mesmos.


4 comentários:

  1. Hoje ocorreu algo parecido comigo, mas só que o carro que vinha atrás, me ultrapassou e virou à esquerda também (eu tinha posicionado meu carro mais para dentro da pista para não atrapalhar quem fosse entrar na rua que eu estava, e estava dando seta para a esquerda, sendo que só há espaço para 1 veículo na pista). O carro que vinha atrás de mim, me ultrapassou e entrou à esquerda antes de mim. Exatamente como você mostrou na ilustração só que ele virou à esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, este seu relato é interessante pois é bastante comum isto acontecer também, o detalhe é se a via que você adentrou tem sentido único, pois se for assim, aí chamamos de conversão dupla que hoje é comum em vias de sentido único, porém se a via for sentido duplo, a pessoa cometeu um erro que poderia resultar em um acidente e que a culpa e responsabilidade é total dela, e claro é sempre bom ter cuidado a ora de fazer manobras.

      Excluir
  2. olá. Esse teme é constantemente alvo de equivocos, como é o caso. Na imagem acima, a ultrapassagem é proibida.
    IX - a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
    Na imagem, o veículo roxo pretende CONVERGIR à esquerda, e não entrar a esquerda.
    Além do mais, no artigo Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento, providenciarmos as correções necessárias!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.