Pages

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dicas para exame prático.


Olá pessoal neste post, quero passar para vocês algumas dicas que podem ajuda-los e facilitar na hora do exame de direção, esta é a hora da decisão em obter a "carteira" ou ter que refazer o teste novamente. Vou passar estas dicas pelo conteúdo do exame que aqui no Paraná é, Manobra de Baliza, Direção em via pública e Estacionamento na via. E vou adiantando, não tenha pressa para fazer o teste, pois ele começará e terminará só quando o examinador mandar, ou se for cometido alguma falta eliminatória. Não é o candidato que controla isto, e sim o examinador, então relaxe e curta o seu teste.


DICAS PARA A BALIZA!



O teste de baliza reprova muito candidato, e normalmente eles reclamam que a baliza é diferente, que a vaga é maior, que o protótipo é diferente e etc, e isto ocorre porque? O candidato fica muito nervoso, e precisa manter a calma para poder dar certo, e como fazer para manter a calma? Se eu soubesse, usaria e ensinaria a todos, mas não é bem assim, então vai as dicas abaixo.
  1. Preste atenção na explicação do examinador na hora do teste, tire todas as dúvidas que tiver, ele está ali para isto.
  2. A hora que entrar no carro, faça os ajustes necessários para que possa controla-lo bem e não cometer erros por ficar mal posicionado ao volante.
  3. Faça uma revisão mental do que deverá fazer na manobra da baliza, pense no que você deve fazer, e o que foi treinado.
  4. Faça a baliza por etapas, concentre-se primeiramente na entrada e os cuidados necessários para isto, e após o comando do examinador para você sair, aí se concentre nesta manobra de saida.
  5. Pare o carro no ponto onde finaliza a contagem do tempo. Aproveite para respirar, olhe pelos espelhos externo se o carro vai passar, ou se precisa arruma-lo, e planeje o que deverá fazer, e só então inicie a manobra.
  6. Tome cuidado para não bater o carro, pare se for necessário e avalie o que você esta fazendo e o que precisa ser feito, se preciso, engate a 1ª marcha e vá a frente novamente e retorne com o carro correto.

DICAS PARA CONDUÇÃO DE RUA!


 O trajeto de rua é o mais complicado na minha opinião, pois muita coisa pode acontecer neste momento, como, alguém avançar a preferencial, um pedestre que atravessa a rua sem olhar para os lados, alguém saindo da garagem e mais um monte de outras situações. Você deverá estar preparado para agir diante das varias situações que vão surgindo ao longo da via, e o examinador quer ver como você reage e qual decisão é tomada, e aí que tá o perigo, nem sempre o que acontece na hora do teste, acontece durante a aula, mas tem que estar preparado para imprevistos, e passareis algumas dicas sobre esta etapa a seguir.
  1. Manter ou tentar ter calma, este é o primeiro passo, respirar, o cérebro precisa de oxigênio para funcionar bem, e uma boa respiração ajuda a acalmar.
  2. Treine e tenha habilidade e domínio do que deverá ser feito na hora do exame, é exatamente igual ao que foi treinado nas aulas com o seu instrutor.
  3. Entenda bem a Sinalização da via e as Regras de Circulação dos Veículos, que fora visto nas aulas teóricas e aplicadas nas aulas práticas, pois o desconhecimento te levará a cometer erros.
  4. Entenda que o examinador, por lei, é proibido de induzir o candidato ao erro, isto é coisa do passado.
  5. Use os retrovisores sempre que necessário, não precisa ficar louco olhando o tempo todo.
  6. Não pense que um bom teste é aquele que você mantém o carro em movimento e acelerando ininterruptamente, as vezes é necessário desacelerar.
  7. Cuide também para não ser lento demais, pois à uma Regra que diz que o condutor não deve "constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito".
  8. Preste atenção as comandos que o examinador te dará para virar, pois é ele quem dita por onde deverá virar, e tome muito cuidado para não se confundir e pegar o caminho errado.
  9. Cuidado para não confundir DIREITA com ESQUERDA.
  10. Observe o que está acontecendo a sua frente, um preceito da Direção Defensiva é a Previsão.
  11. Tome cuidado com veículos manobrando, e tome muito cuidado se decidir desviar do mesmo, olha tudo a sua volta antes e preste bem atenção para não tomar a decisão errada.
  12. Tome muito cuidado com veículos manobrando, as vezes parar e esperar é melhor do que desviar e acabar errando.
  13. Se o examinador não pedir, siga sempre para a frente ou obedeça o que a sinalização de regulamentação indicar. 
  14. Não tente fazer o teste rápido, pois, quem controla o tempo de duração do teste, é o examinador e não você, então relaxe e faça-o apenas.
 
DICAS PARA O ESTACIONAMENTO NA VIA!
 

Esta é a parte final do exame, então tomem muito cuidado para não "nadar e morrer na praia', pois já presenciei muitos candidatos irem bem nas duas primeiras partes e perderem tudo neste momento.
  1. O examinador te dará duas opções para estacionar, ou ele deixará a seu critério o local, ou ele dirá o local exato para você estacionar o carro.
  2. Onde ele escolher, pode parar que não será um local proibido, pois o examinador não pode induzir o candidato ao erro.
Se é você que vai escolher o lugar, tome os cuidados a seguir:
  • Linha amarela na guia.
  • Pontos de embarque e desembarque de passageiros.
  • Entrada de garagens.
  • Guias rebaixadas.
  • A menos de 5 metros do cruzamento.
  • A mais de 30 cm da guia da calçada.
  • Não subir na grama, se for parar em um local assim.
  • Em fila dupla.
  1. Você poderá realizar o estacionamento em guia com meio fio sem raspar a roda do carro no mesmo ou na grama, mas sem subir nela.
  2. Observe bem o local que você parou, veja se ficou tudo certo e só então coloque o veículo em neutro e acione o freio de mão.
  3. Não é necessário fazer manobra de baliza neste caso, apenas encostar o carro e pronto.

24 comentários:

  1. Kara muito bom parabéns pelo blog.Estas dicas são muito boas.

    ResponderExcluir
  2. Suas explicações deixam tudo mais fácil de entender,tem me ajudado bastante,o blog já está nos meus favoritos,obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita sua explicação, hoje vai ser meu teste pratico, estou um pouco ansiosa, dirijo a algum tempo, porem auto escola ensina bem diferente, to com medo da examinadora, dizem que ela é o cão kkkk não deixa um pisca passar em branco. Talvez esse seja meu maior obstaculo encarar ela. Mas ja coloquei DEUS no comando ele vai me guiar e no final vai dar tudo certo. Parabéns pelas diicas, nos ajuda muito....Vou passar e ja vou pegar a BR viiajarrrrrr =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita, sucesso no seu exame, que seja aprovada e cuidado com as BRS em, e tomara que a mulher cão esteja bem poodle no dia! Rs

      Excluir
  4. Tento fazer tudo certo; mas estou somente com sete aulas práticas e meu instrutor é muito nervoso e me critica muito isso faz com que eu me sinta muito insegura, pois ele xinga, esbraveja, fala que eu faço tudo errado. Ás vezes penso em desistir, mas nunca desisti de nada em minha vida e quero conseguir ser uma motorista. Obrigada pelas dicas, foram muito importantes. Você não imagina quanto!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as dicas foram boas, e quanto ao instrutor, você pode solicitar a troca do mesmo em sue cfc, isto é possível, ou converse com ele e fale que não gosta da forma com que lhe trata, e já que começou, não desista mesmo e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  5. Vou fazer 4 aulas extras , esta semana e sexta feira vou fazer o teste por enquanto to calma e confiante . Vamos ver no dia . Boa sorte pra mi . Mais valeu a dica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Isto mesmo, o treinamento nunca é de mais! Sucesso no seu exame e continue controlando as emoções e tenha fé que vai dar tudo certo!

      Excluir
  6. Meu exame é sexta-feira, estou fazendo aulas extras mas estou muito ansiosa e estou indo muito mal, suas dicas me ajudaram, agora torcer pra que tudo corra bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, seja bem vinda ao blog, espero que tenha conteúdo que possa te ajudar e, quanto a estar indo mal, é questão de se acalmar, ansiedade, tente se concentrar e na hora do seu teste, foque o que precisa fazer, execute com calma e se ajudar, vai narrando na sua mente o que deve ser feito, pois você já sabe o que deve ser feito.

      Sucesso no seu teste...

      Excluir
  7. Eu to fazendo as aula extas to indo muito bem , tenho mais 2 aulas sexta feira e meu teste , to confiante . Eu que apostei dia 15 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mel, seja bem vinda ao blog!

      Que bom que esta treinando e que esta indo tudo bem! Sucesso no seu teste, mantenha a calma, concentre-se que vai dar tudo certo sim!

      Excluir
  8. Olá quanto tempo leva em média para termina o exame prático no dia marcado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de acordo com a lei, funciona assim: 5 minutos para a manobra de baliza, e mais 15 minutos para o teste de rua, este é o tempo imposto em lei, mas varia muito isto, dependendo de como dirige, do examinador, da situação, etc.

      Excluir
  9. estou fazendo aulas praticas, tenho dificuldade quando por exemplo paro o carro no semáforo e é uma via em declive, eu sempre derrapo porque acelero junto com a embreagem ? existe um macete para isso não acontecer? obrigada e gostei do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, obrigado por sua visita!

      Quanto a esta dúvida, existe sim macetes para esta situação, para elas, pode pode acessar este link:

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/09/como-colocar-o-carro-em-movimento.html

      Qualquer dúvida é só pergunta.

      Excluir
  10. Gostaria de saber seu eu posso fazer aulas extras antes de marcar meu exame. E quem marcar o exame se é a autoescola ou o aluno. Desde de já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, pode fazer quantas aulas você quiser e puder, não há uma regra para isso, quanto a marcação do exame, ele é agendado pela escola, pois é marcado on-line com um login da escola, só acompanhe junto com sua escola para eles não demorar muito para agendar.

      Qualquer dúvida é só perguntar, sucesso no seu teste!

      Excluir
  11. Gostaria de saber se quando o examinador, na hora do exame, pede pra estacionar, se eu tenho que deixar o carro ligado ou tenho que desligar o carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, pode desligar, principalmente se tiver outro candidato a fazer o teste na sequência, agora se for só você, o próprio examinador pode pedir para deixar ligado! Espero ter ajudado,qualquer dúvida é só perguntar,sucesso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta...
      quando eu fazia aula, o instrutor me ensinou que quando o examinador pedir pra estacionar o carro, tinha que desligar este apos estacionar, e que só deixava ligado se fosse estacionar em aclive e declive.
      com base nessas informacoes eu fui fazer o exame de carro, ai quando o examinador pedi pra eu estacionar o carro numa rua, eu fiz tudo certo e desliguei o carro porque nao estava em aclive, tampouco em declive, ai o examinador me reprovou por isso, por eu ter desligado o carro, ele me disse que eu tinha feito tudo certo, no entanto, meu erro tinha sido desligar o carro..
      eu ainda expliquei a ele que o instrutor tinha me ensinado desta forma, mas de nada adiantou, fui reprovado.

      Excluir
    4. Isso é um absurdo, reprovar por ter desligado o carro, nem existe esse tipo de falta na resolução 168 que trata do exame prático, ainda mais que o sensato é, se parar em declive/aclive, o ideal é desligar e deixar enfrentado o veículo, para que isso auxilie na frenagem, procure saber se o local onde fará o teste novamente, se tem o manual de avaliação de exame prático, lá deve conter todas as faltas do exame, e tem nesta resolução que passei também.

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.