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quinta-feira, 20 de março de 2014

Conversão à esquerda.

Olá pessoal!
 Neste post quero falar com vocês sobre a conversão a esquerda, pois esta é a manobra mais perigosa e complicada que nós temos, e vou explica-la melhor com este post e exclusivamente sobre ela.

Então, a ora que precisar realizar esta manobra, devemos tomar os seguintes cuidados e na ordem a seguir:
  1.  Acionar a sinalização de mudança de direção ( ligar o pisca, seta).
  2.  Verificar a sinalização da via para saber se é direito de passagem, ou dever de parar (se tem a placa de PARE para você).
  3. Observar o trânsito ao seu lado pelo retrovisor esquerdo e ir posicionando o veículo mais próximo do eixo central da via (faixa amarela), e se não houver a linha, use sua imaginação e posicione a lateral do veículo próximo ao meio da rua.               - Observe a imagem abaixo o carro amarelo.



 Após realizada a explicação anterior e obtendo a informação sobre PREFERÊNCIA DE PASSAR ou dever de PARAR, devemos tomar agora os seguintes cuidados:

CASO 01 - Se tem a placa de PARE, deve-se parar onde a sinalização de retenção define conforme a imagem abaixo com o carro vermelho:
  •  Cuidar do fluxo de veículo indicado pelos números - 1 - 2 - 3.
  •  Cuidar também com pedestres e ciclistas na transversal a frente do veículo e forma com que aparece o pedestre na imagem.



  CASO 02 - Se for  preferência de passagem, devo parar no meio do cruzamento conforme a imagem abaixo, seguindo as regras a seguir:
  • Cuidar com o contra fluxo de veículo indicado pelo número 3 apenas.
  • Cuidar também com pedestres e ciclistas na transversal a frente do veículo e na direção de seu trafego.
  • Se precisar para, deve ser no centro do cruzamento como mostra a imagem.
  • Aguardar a passagem do veículo do contra fluxo ou pedestre.
  • Engrene ou engate a marcha necessária, e só então realize a manobra.
  • Se não vier nenhum veículo, faça a redução da marcha e realize a manobra sem precisar parar, apenas .
  • Se tiver o pedestre atravessando a via como na imagem, devo para como esta aí abaixo e só depois realizo a minha manobra.  
A sequência correta para esta situação é:
a - Passagem do pedestre.
b - Passagem do carro 3.
c - Conversão do carro amarelo
d - Trjeto que o carro vermelho (1) queira fazer.

CASO 03 - Se for  preferência de passagem, e tiver um carro querendo fazer a conversão a esquerda também, se você for o caro amarelo, deve parar antes do cruzamento conforme a imagem abaixo, seguindo as regras a seguir:
  • Deixo ele passar, sinalizando com os faróis do meu carro, ou sinalizando com as mãos.
  • Corrijo a marcha do meu carro para a 1ª .
  • Após a passagem dele, realizo a minha manobra, ou se for o casso, me posiciono levando o carro um pouco mais a frente, parando no centro do cruzamento e depois realizo a minha manobra.
  • O trânsito que se formar atrás do meu carro deverá aguardar a minha manobra, então não devo me preocupar.

Esta situação citada aí acima é a mais complicada de todas, então devemos manter a calma e nos concentrar no que realmente devemos fazer para não cometer algum erro, pois em muitos casso como este durante o teste prático, o candidato costuma reprovar por não saber o que fazer e acaba se perdendo no meio desta situação com este emaranhado de informação, mas tem que ter calam para fazer o que é correto como o explicado, e lembre-se, nunca esqueça de realizar a sinalização de mudança de direção com antecedência. Então esta aí a dica para vocês, é só por em pratica e cumprir com a regra.

50 comentários:

  1. Olá, gostaria de comentar um fato que ocorreu comigo e saber qual o correto. Como no caso 3, eu seria o carro amarelo e o carro vermelho também parou para fazer a conversão, porém quando fui convergir o carro que estava atrás do vermelho passou pelo lado e quase me atingiu, então paramos e ele veio alegando que eu estaria cortando a frente dele, mas se o carro vermelho parou para convergir os carros que vem atrás dele devem parar também não? (no caso ele passou por dentro, lado da calçada).

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    1. Olá, conforme sua dúvida é o seguinte, por mais que o carro tenha permitido a sua passagem, o que vier atrás dele tem preferência sim, como aconteceu contigo, o cidadão do outro carro agiu corretamente, este tipo de situação é bastante comum de acidentes, principalmente com motos, pois pela lei a ultrapassagem pela direita é permitida nesta situação, e infelizmente você estava errado, e felizmente não houve acidente, agora, da próxima vez você já sabe o que fazer.
      E vou até retificar o post com base em seu comentário!

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  2. Minha dúvida é a seguinte, acontece na rua da minha casa, meio complicado explicar sem imagens, mas tentarei rs.
    Há um cruzamento em T e imaginemos ele na posição de um T mesmo. Há um PARE somente, para quem vem da esquerda para a direita. Logo, quem vem da direita pra esquerda e quer convergir para baixo tem preferência sobre mim, certo? E caso este último motorista não estiver dando seta? Ele perde a preferência e, em caso se acidente, e tenho razão?

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    1. Bom dia! A placa PARE é absoluta vc deve conter seu veículo, ou seja, para-lo! Com isso creio q respondi sua pergunta.
      Ele deveria sinalizar a intencao dele tambem, está na regra. Mas vc deve parar de qq forma. No meu ver os doia estariam errados, o q chamamos de culpa mútua... Abraço

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    2. Obrigado por compartilhar do seus conhecimentos conosco!

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  3. Boa noite. Em um cruzamento não sinalizado onde 2 carros encontram-se na mesma direção e sentidos opostos, sendo que ambos querem convergir à esquerda(cada um a sua respectiva esquerda) . Quem tem a preferência? E no caso de(ainda estando na mesma direção, mas em sentidos opostos no cruzamento) um deles seguir direto e o outro for convergir à esquerda? E por último, no cruzamento, mesma direção e sentidos opostos, um dos veículos for convergir a sua esquerda e o outro a sua respectiva direita(à esquerda do primeiro veículo, convergindo ambos para a mesma direção e sentido)? Gostaria de respostas para as 3 situações, se possível. Obrigado.

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    1. Obrigado pela visita a blog!

      Quanto as sua dúvidas, vou enumera-las para facilitar!

      1ª situação de ambos convergirem a esquerda estando em sentidos opostos, neste caso um comum acordo entre os envolvidos, na regra não há nada em especifico!

      2ª situação em que um segue reto e o outro converge, o que vai virar é que deve aguardar, dando a preferência para o que segue reto!

      3ª situação, tem o direito o veiculo que vira a direita, pois é o seu direito a manobra, ou seja, o que cruzará a frente do outro, é o que aguarda!

      espero que esteja respondidas as suas dúvidas, neste link abaixo segue outras informações sobre esta manobra:

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2015/02/regras-de-direitos-e-deveres-do-condutor.html

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2014/10/conversao-esquerda.html

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2014/06/cuidados-com-conversao.html

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2014/03/conversao-esquerda.html

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    2. Caro Ismar, boa tarde.

      Quanto a 2ª situação que descreve, em que artigo do CTB pode ser baseada?

      Obrigado.

      Diogo

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    3. Olá, obrigado por sua visita, pode conferir estas explicações no artigo 38- inciso II e parágrafo único, qualquer dúvida é só perguntar.

      Sucesso...

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  4. Olá, gostei da explicação, parabéns. No meu caso também é uma rua que da acesso a uma avenida, uma bifurcação em T, quando venho pela avenida e preciso convergir à esquerda, as vezes é preciso parar no centro da pista aqui marcada de cor amarela por ser mão dupla, a rua é estreita e o carro deixa pouco espaço para passarem pela direita, minha duvida é o seguinte, os veículos que vem atrás tem a obrigação de esperar minha conversão para depois seguir? Pois já tive xingamentos por fazer assim.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, está certa a sua colocação, uma vez permitida a manobra, tendo feito a sinalização e posicionado corretamente seu carro, que estiver atrás, terá que esperar mesmo, o que ocorre na prática é, a pessoa não quer esperar, aquela questão de empatia, ai o iguinorante acaba por ajir desta forma, mas você está agindo corretamente.

      Sucesso!

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  5. Boa tarde Ismar.

    Quando estou dirigindo uma avenida que possui canteiro dividindo as pistas, e pretendo fazer uma conversão à esquerda, ocorre de um veículo à minha frente realizar a conversão e ficar aguardando no cruzamento (onde teria um canteiro), eu geralmente paro antes da faixa de pedestres e aguardo o motorista que já está no cruzamento desocupar o cruzamento. Este é o procedimento adequado? Também já recebi buzinadas por ficar aguardando na pista da esquerda. Ocorre que se eu ficar colado no carro da frente, eu obstruo a passagem dos veículos que estão na via perpendicular. Obrigado desde já!

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    1. Olá Marcos, obrigado pela visita!

      Quanto ao que descreveu, você esta agindo corretamente, o que a grande maioria dos motoristas não o faz, mas você está certo, infelizmente quem não entende acabei tendo esta conduta de buzinar, chinga entre outros, achando que isso vai resolver, parabéns pela conduta e evite confrontos, felicidades e sucesso!

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  6. Ola Ismar, como tu fizeste menção a quem segue reto nesse caso:2ª situação em que um segue reto e o outro converge, o que vai virar é que deve aguardar, dando a preferência para o que segue reto!
    Onde eu acho isso no ctb? no artigo 38 não fala sobre isso, ou é uma questão interpretativa? me ajude a provar essa questão pra uns amigos teimosos... eles sismam que naquele caso o que for entrar na preferencia mesmo que cruze a via na frente do outro veiculo tem prioridade sobre quem apenas vai cruza-la. Carlos K.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, esta informação está exatamente onde descreveu, veja:

      Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

      I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível;

      II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido.

      Agora, veja este parágrafo à seguir,

      Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

      Este é o item que as pessoas não observam, e é ele que dita tudo, espero que resolva com os teimosos, e olha que não são poucos, conheço vários como os seus!

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  7. Boa noite, estou com uma dúvida, existe 2 pistas continuas, estou na pista da direita e la na frente existe um via para quem quiser seguir o fluxo pra direita.....nesse caso que eu estou na direita, eu sou obrigado a sinalizar com a seta esquerda que eu não vou entrar à direita ?

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    1. Olá Leandro, obrigado pela visita!

      Quanto à esta situação, é importante ver a sinalização horizontal e vertical, pois pode ocorrer no local uma conversão dupla, onde o veículo da direita é obrigado a virar para direita e o da pista da esquerda ser facultativo, agora, para uma situação de segurança e emergência, se a sinalização for como eu relatei,é importante fazer a sinalização da sua dúvida, porque assim você vai orientar ou outros usuários da via, agindo suguro e defensivamente. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

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  8. me envolvi em um acidente nessa situação de conversão à esquerda, porem no meio da quadra em uma mão dupla, diminui a velocidade liguei a seta e reduzi quando vem um motoqueiro em alta velocidade não conseguiu desvir e bateu com tudo na traseira bem no lado direito do carro!minha atitude baseado no código de transito estava certa reduzir a velocidade, ligar a seta e se posicionar o mais no meio possível, como vinha carro na direção contraria eu quase parei. Ele esta alegando que eu estava obstruindo o transito! Procede?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, você procedeu corretamente, para o motoqueiro, não tem o que fazer, ele não tomou a condução defensiva e ainda colidiu na traseira, o erro é todo dele, pois você poderia ter parado por um congestionamento por exemplo, aí qual seria a alegação dele? Você procedeu corretamente.

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  9. Muito interessante suas informações.
    Gostaria de informação sobre um caso ocorrido recentemente onde eu estava em uma pista de sentido duplo com faixa continua (proibido ultrapassar). Nesta via tem vários cruzamentos (nos cruzamentos a faixa continua não existe, uma espécie de abertura pro cruzamento, mas algumas pessoas disseram q ela existe porém está apagada) e precisei virar a esquerda em um deles. Parei o carro o mais próximo do centro da pista (criou uma fila de carros atrás de mim), dei seta a esquerda e fiquei aguardando os veículos do sentido contrário passarem para liberar minha conversão. Quando não havia carros no sentido oposto fiz a conversão. Veio um motoqueiro em alta velocidade, e colidiu na porta do meu carro bem na hora que fiz a conversão. Eu ouvi motoqueiro está errado nesse acidente?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, pelo que descreveu, a moto veio da mesma origem sua, ou seja, ela ultrapassou a fila que se formou atrás do seu veículo! É isso? Então é fez uma ultrapassagem em local proibido e a mesma estava trafegando na contra-mão de direção, e veio a colidir com seu veículo? Ocorrendo desta forma, a moto estava completamente errada!

      Quanto a sinalização da via, ela é desenhada desta forma, ao chegar no cruzamento, ou ela é seccionada ou inexistente, justamente para permitir manobras, caso ocorra da linha ser continua no cruzamento, isto significa que nenhum veículo deve transpor-a, impedindo conversões ou até mesmo que veículos da via transversal cruze a via, o que é praticamente impossível, sendo assim, para que ter um cruzamento ao qual você só pode virar à direita?

      Espero que tenha explicado e exclarecido sua dúvida, e qualquer coisa é só perguntar!

      Sucesso!

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Ola, gostaria de esclarecer uma duvida com relação à conversão à esquerda: se eu estou numa preferencial e dou pisca para fazer a conversão à esquerda e vem um veículo na perpendicular, ele tem a preferencia por ir reto (e eu à esquerda) ou eu posso ir por estar na preferencial?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, como está na preferencial, o direito é todo seu,única observação neste caso é com o veículo que vem ao seu encontro pela mesma via sua, aguarda ele e faça sua manobra, sendo preferencial sua rua, a transversal é parada obrigatória. Espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar, sucesso!

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  12. boa noite, aconteceu comigo a mesma coisa do rapaz do carro, com o motoqueiro.
    pare com meu carro para vira a esquerda, dois carro para atras do meu carro, motoqueiro veio cortando nos três batendo na minha porta , ele caiu no chão e ser machucou na audiência o juiz deu a calsa para ele alegando que ele era a vitima.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Infelizmente a interpretação é o que vale, se não teve um advogado, e que fosse bom articulador, infelizmente a situação da exposição do motoqueiro acabou tendo mais valor, mesmo ele tendo cometido uma direção imprudente, esse é nosso país!

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  13. num cruzamento em t eu quero ir para esquerda onde devo para meu carro no meio do cruzamento ou na minha mão

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, se abas as vias forem de sentido duplo, deve usar a regra descrita aqui, respeitar sempre a faixa amarela e se posicionar lateral a ela!

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  14. No mesmo cruzamento, de um lado existe a placa "Dê a Preferência" e na via transversal a placa "PARE". Quem tem a precedência para seguir, o condutor do lado da placa "PARE" QUE VAI RETO ou o condutor do lado da placa "Dê a Preferência" que vai convergir à esquerda no sentido que vai seguir o condutor que vai reto?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, seria possível me enviar fotos deste cruzamento, pelo e-mail euvoudirigir@gmail.com ou me passar o nome das ruas para que eu possa visualizar o local pelo google e entender melhor este local, existem algumas particularidades que é muito de local que só vendo para te responder corretamente, fico no aguardo!

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  15. Estive envolvido em uma colisão, justamente em uma conversão em que estava fazendo pela esquerda, era uma avenida com canteiro central, eu estava a direita e dei seta para fazer a conversão e retorno no canteiro central, tinha um carro já na esquerda fazendo a conversão, e fui logo atrás, porém tinha outro carro que atrás que não sei se não viu a seta, ou não entendeu que eu iria fazer o retorno, e pegou na minha lateral traseira. Até agora não entendi a situação, se foi um manobra indevida ou falta de atenção de ambas as partes.

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto ao narrado por ti, e pelo que entendi, você estava na faixa da direita, estou certo? O que acontece é, por mais que você sinalize, este ato não te dá direito, ele informa sua intenção, aí infelizmente você acabou por "feichar" o outro carro, vindo a colidir!

      O que o outro motorista poderia ter feito era ter segurado para te ajudar, ou seja, camaradagem e bom senso para ajudar o próximo. Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

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  16. Ola amigo! Moro em um sitio na beira da BR quando vou virar para entrar na meu sitio ligo a seta do lado esquerdo pois vou virar para esquerda,já me disseram que preciso ligar a seta direita. Qual é o certo?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!
      Quanto à sua dúvida, como a situação descrita é em uma rodovia, neste caso, o procedimento correto é, sinalizar para direita mesmo, deslocar-se para este lado, ou seja, ir para o acostamento do lado direito, parar seu veículo e só então sinalizar para esquerda e fazer a manobra com segurança, porém em alguns momentos, não está vindo nenhum carro de ambos os lados, aí neste caso você pode fazer a manobra direito! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar.

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  17. Ola amigo! Moro em um sitio na beira da BR quando vou virar para entrar na meu sitio ligo a seta do lado esquerdo pois vou virar para esquerda,já me disseram que preciso ligar a seta direita. Qual é o certo?

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  18. olá tudo bem? Tenho uma dúvida, no caso de uma avenida de mão única e no final dela existem apenas duas opções para convergir, direita ou esquerda, caso eu permaneça na mão esquerda para convergir a esquerda e o carro da minha direita também pode convergir para a esquerda?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!
      Quanto a sua dúvida, para que o outro carro faça tal conversão, precisa ter sinalização horizontal e vertical informando isso, caso contrário, para ele realizar tal manobra, o condutor precisa permitir sua manobra que está posicionado corretamente e só então com segurança ele vira!

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  19. bom dia
    ao trafegar numa principal de mão dupla, precisei convergir a esquerda, sinalizei com antecedência, me posicionei a esquerda e parei para esperar passar o veiculo na posição oposta, atrás de mim vinham dois motoqueiros, um sinalizou que também ia convergir a esquerda, quando virei a para convergir ele tentou me ultrapassar e bateu na minha lateral frontal... neste caso, eu já estando na preferencia, ele não teria que ter esperado minha conversão ou poderia me ultrapassar?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a sua dúvida, veja o que diz o ctb:

      Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem

      Como você descreveu que ele te ultrapassou, ele estava errado, e você agiu corretamente para a sua manobra!

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  20. Boa Noite!
    Esta em uma rua urbana de mao unica e pista simples,
    estacionamento normal na direita e perpendicular a direita.
    Entrei na rua onde eu iria estacionar em um estacionamento a direita.
    Como não ha duas pistas, liguei o pisca para esquerda com antecedencia, parei o carro a direita, verifiquei se havia pedestres na entrada do estacionamento e comecei a fazer a conversao a esquerda.

    Um motorista em alta velocidade me ultrapassou pela direita e acabou coledindo na minha parte frontal do carro.

    Ele diz que sou o culpado porque fechei a frente dele.
    Mas se a pista é simples, com uma unica pista de rolagem
    ele nao deveria ter esperado eu efetuar a conversao?

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  21. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, preciso que reveja a situação descrita, você relata: "parou a direita para entrar no estacionamento do lado esquerdo, a pista é mão única, e o carro te ultrapassou pelo lado direito", ficou confuso esta situação. Aguardo que veja se foi realmente assim, pois vivenciar uma situação e descrever acaba sento um pouco complicado, mas vamos para algumas considerações.

    O CTB determina que, nas vias urbanas, sempre que for sair a esquerda, deve aguardar sempre paralelo a divisão das pistas, ou seja, do lado da faixa amarela, se for mão única a via, deve ficar próximo a calçada, e em ambos os caso, o fluxo atrás terá que aguardar sua manobra.

    Fico no aguardo!

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  22. Olá, Boa noite!!
    Gostaria de saber, no meu caso aconteceu uma colisão bem dizer de frente, foi em rua dentro da cidade... Sai do mercado e segui pela rua.. ate onde tinha que fazer uma conversão a esquerda.. antes de chegar liguei o pisca, parei o carro, observei a frente e não vinha nenhum veiculo, tinha uma moto vindo atras, mas com boa distancia. comecei fazer a conversão já cruzada quase toda a rua apareceu uma moto e bateu frente do carro, o motoqueiro voo no vidro e caio no chão... nem eu e minha esposa vimos essa moto.(olhando para frente os dois)..nem luz...nem bozina.. ele saio de avenida local a menos de 50 metros... nesse caso o que posso fazer ???

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    1. Bem, como houve vítima, o boletim de ocorrência foi feito no local, isso já te ajuda, foi prestado socorro, agora precisa providenciar testemunhas, câmeras de segurança do local para uma deefesa, o quanto mais protegido estiver nesta hora, melhor é, infelizmente esse tipo de situação é muito comum com motos, a velocidade que desenvolve esse tipo de veículo é muito rápida e as vezes não conseguimos mensurar, ainda mais quando sai de uma área próxima e empreendendo uma velocidade maior que o normal e a lei.

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  23. Olá, boa tarde,

    Gostaria de saber, Transitava em um rodovia que fica no perímetro urbano, com diversas entradas de lotes lindeiros, sendo que na rodovia tem apenas um pequeno espaço na lateral que não chega a ser um acostamento.

    Dessa forma, permaneci perto da borda central para fazer a conversão a esquerda, sendo que tratava-se de uma faixa seccionada amarela, após eu reduzir e sinalizar, um motoqueiro colidiu na traseira do meu carro.

    Nesse caso, trata-se de uma rodovia, que passa dentro da cidade, que de um pequeno espaço na lateral direita da pista (que não sei se pode considerar um acostamento).

    Nesse caso, minha conduta está em conformidade com as leis de transito?

    Att,

    Rodrigo

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  24. Boa Tarde,colidiram em meu carro que estava transitando em uma via publica,ao longo de uma faixa dupla seccionada, eu estava subindo e outro carro descendo,logo ele fez uma conversão a esquerda para entrar num estacionamento e bateu na lateral esquerda do meu veiculo quebrando farol e amassando toda lateral, quem tem razão?pode me ajudar.foi em perimetro urbano .

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    1. Então, alguns detalhes devem ser levados em consideração mas basicamente se ele bateu em seu carro invadindo sua faixa de circulação, nesse caso a culpa deverá ser dele, precisa ver esse item em 1° lugar!

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  25. ESTAVA DIRIGINDO NO SENTIDO LESTE OESTE. RESOLVI VOLTAR. AGUARDEI NO ACOSTAMENTO DANDO SETA A ESQUERDA. NÃO VI NENHUM VEICULO. DE REPENTE VEM UM VEICULO EM ALTA VELOCIDADE . QUANDO EU JÁ ESTAVA NA OUTRA MÃO DE DIREÇÃO ELE BATE NA LATERAL DO MEU CARRO, QUEM É O CULPADO

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  26. COMPLEMENTANDO: ELE VEM NO MESMO SENTIDO DE DIREÇÃO QUE EU ESTAVA. BATE NO MEU CARRO QUANDO EU JÁ ESTAVA NA OUTRA PISTA DE SENTIDO CONTRARIO. ELE DESVIOU O CARRO PARA A PISTA QUE EU JÁ ESTAVA ADENTRANDO.

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At. Instrutor Ismar.