Pages

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Conversão à esquerda.

  Olá pessoal, mais uma postagem sobre a conversão a esquerda, tema que é difícil das pessoas entenderem e aceitarem esta manobra, e que em muitos casos acaba levando o candidato a reprovar, e por se tratar deste assunto complexo, venho mais uma vez reforça-lo aqui para vocês.

  Então vamos lá para os cuidados básicos, quando solicitado esta manobra para vocês, que pode ser durante o treinamento na autoescola ou no próprio exame, as dicas são as seguintes:

1 - É sua Preferência ou Parada Obrigatória?
  •  Estes dois itens são seus primeiros cuidados, costumo dizer "seu direito de passar (preferencial) ou dever de parar (placa de PARE)",  a partir dai vem os cuidados seguintes
2 - Realizar a sinalização da manobra.
  • Faça a sinalização do pisca com antecedência, este item é comunicação no trânsito, e a falta dela gera conflitos. E faça de maneira correta, pois no cotidiano as pessoas fazem da seguinte for: Pisca assim: "Vou virar" que é o correto , "estou virando" liga o pisca manobrando e "virei" acionando o pisca depois da curva, ou "não sinalizo porque ninguém precisa saber para onde eu vou". 
3 - Fazer o posicionamento do carro na via.

  • Este itens visa complementar a sua sinalização e dar ênfase ao que irá fazer e,  facilitar a fluidez do trânsito, e também é regra definida pelo CTB, então tomem cuidado para fazer estes dois itens corretamente, sinalização e posicionamento.

4 - Precisa ou não reduzir a marcha.
  • Conforme solicitada a manobra a você, verifique a via se existe sinalização de parada obrigatória ou não, pois, é deste ponto que irá reduzir a marcha ou não, ou seja, tendo a placa de PARE, deverá parar o carro e recomeçar com as marcha, e se não houver a placa, terá que fazer a redução da marcha, sendo feita da seguinte forma: diminuir a velocidade do carro com o freio, acionar embreagem e realizar a troca da marcha, libera a embreagem e faz a manobra.

5 - Está livre ou obstruído o sentido contrário.
  • Sempre que for fazer esta manobra, devemos tomar cuidado com os veículos do sentido oposto apenas, ou seja, de onde vem o carro vermelho, pedestres e ciclistas, como mostra a imagem abaixo, e tudo o que vier atrás dele, e só então realiza a manobra.
  • Daí o assunto "livre - quando não vem nada no sentido oposto, ou obstruído - quando vem algo". 
  • O que esta acontecendo na via transversal, onde está o carro amarelo, não é problema nosso, por quê? É parada obrigatória para eles, então cuido apenas da minha via.



6 - Realize sua manobra.
  •  Agora é só realizar a manobra controlando a velocidade do carro para não ser rápido e nem lento de mais, e para isto mantenha o pé direito bem a vontade para acelerar ou frear se for o caso, e cuide para fazer a manobra corretamente sem invadir a contra mão de direção e fazer o "L" corretamente.

Vejam como tudo irá funcionar na prática!


Quando a parada obrigatória for sua, caso do carro amarelo, deverá aguardar  o momento oportuno e só então realize a manobra, veja a imagem abaixo.



40 comentários:

  1. Muito bom o blog, parabéns pelo trabalho continue assim,valeu pelas dicas sao muito úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,gostaria de saber se posso ser multado na situação de ser uma rua com duas faixas onde tem um farol para ir a esquerda e ir reto,onde estava na direita e converti a esquerda com os 2 farois abertos

      Excluir
    2. Olá Pedro, obrigado pela visita e prestígio!

      Quanto a situação da sua dúvida, precisa ver a sinalização do local onde fez a manobra, pode ser que não tenha nenhuma proibição, neste caso não gera infração, agora, se tem a sinalização indicando que quem está à direita deverá seguir, aí é passível de multa! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

      Excluir
  2. Olá a pouco tempo estou com carteira e estou com duvida em uma situação. Quando formos entrar em nossa residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que virar para esquerda e estiver vindo um veiculo no sentido contrario. Aonde devemos posicionar o nosso carro para aguardar a passagem do outro carro para podermos entrar na residência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, quanto a sua dúvida, é assim que funciona:
      Você deve aproximar o seu carro a faixa amarela que divide o fluxo, sinalizando sua intenção com antecedência,, aguardar o trânsito de sentido o oposto, e só então realiza a sua manobra, e quanto ao local para parar, este deve ser também um pouco antes da entrada de sua garagem, para que com isto você consiga passar com o carro no local correto da entrada da sua garagem.

      Qualquer dúvida é só comentar!

      Sucesso!

      Excluir
  3. Estou amando o blog!!! Explicação muito perfeita, sou de Porto Alegre e estou aprendendo muito com seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andréia, obrigado por sua visita e que bom poder ajudar-lhe a aprender um pouco mais sobre direção veicular, seja bem vinda e sucesso na sua jornada!

      Excluir
  4. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

      Excluir
  5. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

      Excluir
  6. Olá, no caso da conversão a esquerda, a ultrapassagem é proibida?
    Já tive problemas de motos tentarem me ultrapassar na conversão, seria correto elas fazerem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, é proibido sim a ultrapassagem no cruzamento e, infelizmente muitos motoristas e principalmente motoqueiros fazem isto, mas é completamente errado mesmo!

      Excluir
  7. Ola estou tirando minha carteira e queria saber como faço para não invadir a contramao ao fazer uma convercao a esquerda quero saber como devo posicionar o volante ao fazer esta convercao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o que pode estar acontecendo é, você está virando muito o volante e iniciando a manobra antes do tempo.

      Algumas dicas que podem te ajudar é, ao ouvir o comando para virar, que será dado pelo examinador ou instrutor, você já tira imediatamente o pé do acelerador, isso vai fazer você ganhar tempo para ver a sinalização e analisar toda a situação para fazer os procedimentos necessários, depois você trabalha com a imaginação, que esta pode ser treinada mesmo não estando dirigindo, ou seja, sempre que for virar para esquerda, projete imaginariammente a linha amarela da rua que você está e o mesmo na rua que vai entrar, e cruze estas duas linhas e leve o carro quase beste ponto e inicie a manobra, assim vai ser mais fácil acertar a manobra, é importante fazer aulas de reforço para melhorar suas habilidades e treinar aquilo que tem dúvidas e dificuldades!

      Espero que estas informações possam te ajudar, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

      Excluir
  8. fui entrar em minha residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que realizar conversão para esquerda, sinalizei com seta para esquerda, reduzi a velocidade, no momento a moto se encontrava mais próxima da parte direita da pista então levemente deitei a moto para esquerda a fim de realizar a conversão já que não havia trânsito no outro sentido da via, nesse momento fui atingido por outra moto, tenho culpa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, a outra moto estava vindo de trás de você, ou sentido oposto, pois isso muda completamente os fatos.

      Se ele veio de trás e você já estava posicionado, a culpa é dele, se você estava mais a direita da via e adentrou bruscamente na frente dele, aí pode ser sua a culpa, mas, precisa ver certinho sua posição.

      Se a moto estava no sentido oposto ao seu, aí você avançou a frente dele, sendo sua a culpa.

      Espero que essas informações possam te ajudar!

      Excluir
    2. a moto estava vindo de trás.
      Mas o correto não seria ela manter uma distância de segurança, eu estava sinalizando o que vale é a sinalização, não?
      mesmo que eu estivesse totalmente na parte direita da rua, estaria errado ela ultrapassar em faixa contínua?

      Excluir
    3. Então, é obrigatório fazer a sinalização, porém, ela não te dá direito, quanto a faixa continua, vocês se bateram do outro lado da faixa? Se for, aí você está certo por ter feito a manobra e ele colidiu em você na contramão, e quanto a ela manter umaa distância, esta é sua defesa para o acidente, indo para o ambiente jurídico, testemunhas e esta tese de defesa, a falta de distância de segmento.

      Excluir
  9. Olá, imagine essa mesma do slide 5 situação onde o carro azul está esperando pra fazer a conversão porém a via é mão dupla e imagine que o carro vermelho parou pra o azul passar e uma moto que vinha seguindo seu fluxo bate no carro azul de quem é a culpa? Aconteceu comigo e eu estava na moto vinha paralelo ao carro vermelho o mesmo parou e eu continuei e o azul avançou agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, precisa ser analisado todos os fatos para saber que está certo ou errado nesta situação, veja bem, pelo que descreveu, você estava trafegando atrás de um carro que parou em um cruzamento, e automáticamente você o ultrapassou, o que é proibido, mas que também é permitido se houver espaço para tal e que seja feita a manobra com segurança, aí entra o outro carro que, antes de manobrar, deveria ter verificado se seria possível realmente fazee a manobra, o que resultou na colisão, então para dizer quem está certo ou errado é difícil por necessitar ter toda a dinâmica do ato, mas cabe a você procurar um defensor e pleitear juridicamente o ressarcimento dos prejuízos sofrido, aí o juiz irá definir o possível causador!

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  10. Olá boa noite!
    Estou com uma dúvida, fui entrar em um prédio em via de mão dupla, eu estava na minha mão mas o apartamento é do lado esquerdo. Sinalizei que entraria a esquerda e parei para aguardar os carros da mão contrária passarem. Quando terminaram comecei a virar a esquerda para entrar, mas nisso o veículo que vinha atrás de mim resolveu tirar para a esquerda(contra-mão) e me ultrapassar. Resultado: bati na lateral dele. A rua tem faixas tracejadas brancas. Nesse caso estou errado ou correto?
    Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a sua situação, veja o que diz a lei/CTB:

    Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.
    Isso é valido para os 2 envolvidos, o que te ampara é sua sinalização para manobra e o posicionamento correto do seu carro para entrar no imóvel.

    Já o artigo 38.

    Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
    O que também te favorece e tem mais.

    Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

    I – vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

    Infração – grave;

    Penalidade – multa;

    O que no seu caso, não caracteriza ultrapassagem por parte do outro carro, pois sua intenção era virar, ou seja, ele deveria ter desviado pela direita se fosse possível ou então aguardar sua manobra e seguir posteriormente. Mas o mais importante é que estivesse sinalizando e posicionado corretamente, se for acionar legalmente, testemunhas ou filmagem do local se tiver câmeras de imóveis, vão te ajudar!

    Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

    ResponderExcluir
  12. Caro instrutor tenho uma pergunta a fazer que foi montada por mim e nem sei se tem solução. Num cruzamento existem 12 veículos, sendo que o cruzamento tem 4 partes estando em cada parte 3 veículos. De cada parte do cruzamento partem 3 veículos sendo que um segue á direita o outro á esquerda e o outro em frente, acontecendo o mesmo de todas as partes. Não existe qualquer tipo de sinalização Quem cede a quem, ou é isto não tem cabimento. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, tudo no trânsito é possível mas existem algumas regras que devem ser observadas, em 1° lugar uma via não pode e não deve ser aberta a circulação publica sem a devida sinalização, é regra do CTB. Outra coisa, em uma situação deste tipo, quem decide tudo é os 4 primeiros carros de cada canto, aí vale o acordo entre eles, 3 espera e deixa 1 e os demais passar, automaticamente os outros 9 ficaram parados e depois segue via a via, seria esta a resposta mais coerente para este caso, espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  13. Boa Noite...

    Então minha dúvida é o seguinte, certo dia fui adentrar dentro da minha residência que é próximo ao uma esquina, uma moto estava vindo atrás do meu veículo, dei sinal que iria fazer a conversão á direita, reduzi a velocidade e parei meu carro próximo ao meu portão , no tempo que abaixei minha cabeça para pegar o controle do meu portão a moto me desviou pela direita subindo na calçada da minha casa, perdendo o controle da direção da moto (ficou subindo e descendo da calçada sabe) e caiu no muro da minha casa. Imediatamente desci do meu carro deixei meu filho que estava na cadeirinha atrás, corri prestar socorro ( era uma moça pilotando a moto e a mãe dela na garupa), elas foram estúpidas comigo, primeira coisa que me disseram que eu não dei sinal que iria parar (mas dei sinal para a direita e reduzi a velocidade então a luz de freio acendo né!)em primeiro momento minha preocupação era com a saúde delas (sou técnica de enfermagem, e foi um tombo bem forte bateram a cabeça, tiveram algumas escoriações nos membros inferiores)então eu perguntei se queriam que eu acionasse os bombeiros, a policia e tal... elas foram super grossas não queriam nada só me questionavam a respeito do pisca, então a moça que estava na direção da moto falou que iria chamar o pai dela que moravam a uma quadra dali, ela saiu andando e foi até sua residência, sua mãe ficou ali , então ofereci ajuda, água, ela não quis nada, então voltei até meu carro desliguei, tirei meu filho e dexei ele do jeito que parei, liguei para a policia, a policia demorou para chegar, nesse tempo o pai da moça chegou, foi mau educado e grosso comigo, dizendo que eu iria ter que pagar o prejuízo, eu expliquei o que ouve, e a moça da mopto e a mãe dela insistiam em dizer que eu não dei sinal... enfim, chegou a policia, registrei BO eles também, eu disse que não iria arcar com a despeza da moto pois eu não fiz nada de errado... Conclusão, o pai da menina me puxou na justiça, tem audiança a respeito disso, porque eles querem que eu pague o concerto da moto... Eu queria saber se eu estou errada mesmo e se eu vou ter que pagar o concerto dessa moto?!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!
    Gostaria que me orientassem, se possivel. Um tempo atras sofri um acidente de transito, a via onde eu trafegava é preferencial da entrada do bairro onde moro até onde ela cruza,já quase no final da mesma, com uma paralela de mão dupla, onde está passa a ser a preferencial. Certa manhã ao chegar neste cruzamento, parei, olhei p/ os lados e quando quis arrancar vi um veiculo a minha direita vindo pela então preferencial. Continuei parada mas o motorista deste veículo pretendia fazer uma conversão a esquerda para ingressar na via onde eu estava. Final de tudo, ele não veio até o centro das pistas para fazer a conversão, ele virou a direção um pouco antes da esquina e colidiu no meu veiculo que continuava parado na esquina aguardando para ingressar na via preferencial. Não entramos em um acordo e ainda recebi ameaças de que ele me acionaria na justiça, acabei por eu mesma aciona-lo na justiça tendo em vista que ele entrou com seu veiculo praticamente na contra- mão. Estou correta? Quem tem a razão nesta situação? Como me defender? Aguardo orientação. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! O terceiro mapinha móvel explica toda a problemática do que passo aqui na comunidade que moro. São inúmeros acidentes. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar! Infelizmente a conversão à esquerda é uma manobra que requer muita atenção e cuidado, um pequeno descuido e o resultado é um acidente e nem todos tem paciência para aguardar o momento oportuno e fazer a coisa com segurança.

      Excluir
  16. Olá...no caso de conversão a esquerda e ter um carro estacionado bem na esquina onde eu teria que passar...oq fazer?? Pois c eu fazer a curva fechada vou entrar na contra mão,pois a rua é estreita e só cabe dois carros...obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Neste caso você vai se posicionar para fazer a manobra correta, aí infelizmente vai precisar invadir a pista contrária, certificando antes que não tem carro vindo na via que você vai entrar, se vier alguém, vai parar o carro na via em que está, paralelamente a faixa amarela e posterior a desobstrução faz a sua manobra!

    ResponderExcluir
  18. Amigos sinalizei para fazer a ultrapassagem em lugar permitido e ao ultrapassar o carro a minha frente entrou a esquerda e me atingiu a motorista tem seguro e tem a cara de Paula de dizer que eu fui o culpado da colisão o que devo fazer e em qual lei de trânsito devo me basear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, essa situação de colisões é bem complicado mesmo, sem tem algumas pessoas que se sentem com a razão em tudo, mas não é bem assim que funciona, quanto a sua dúvida, veja o que diz o ctb:

      Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

      I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

      II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

      Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

      Art. 31. O condutor que tenha o propósito de ultrapassar um veículo de transporte coletivo que esteja parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, deverá reduzir a velocidade, dirigindo com atenção redobrada ou parar o veículo com vistas à segurança dos pedestres.

      Art. 32. O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

      Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

      Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

      Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

      Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

      Agora só precisa filtrar o artigo que precisa com base no local e na circunstância dele entrar à esquerda, mas assim você já tem uma base para dialogar e não deixe de fazer o Boletim de Ocorrência independente de quem foi o culpado ou inocente, ele é o 1° amparo legal que os envolvidos tem. Boa sorte na resolução do seu problema!

      Excluir
  19. Estava em uma via d mao dupla, eu dei pisca pra entrar a esquerda, mas me posicionei um pouco pra direita, fiz a conversao, mais um carro veio e bateu en mim na contra mão, de qm e a culpa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, precisa ver de onde esse carro veio! O quanto você ficou para a direita! A sinalização do local também, se percebe que está correto, é importante ver câmeras de segurança no local e também fazer o "B.O" para uma reclamação judicial!

      Espero ter ajudado em algo e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  20. e se quem fosse virar a esquerda fosse o carro vermelho e a frente do carro azul tivesse uma faixa de pedestres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1° lugar quem determina a preferência é a sinalização, depois como sua dúvida, conforme sua dúvida, o carro azul segue em linha reta e o vermelho aguarda para só então virar!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Aconteceu um caso parecido com a explicação dessa conversão a esquerda. A via era exatamente sinalizada como a do exemplo acima. Eu estava na posição do carro azul porém já finalizando minha conversão a esquerda, quando outro veículo veio e bateu em minha lateral direita já na porta traseira do carona. O condutor do outro veículo insistiu em dizer que estava errada, na hora concordei que eu estava errada e cada um ficou de arcar com seu danos ao veículo.
    Mas agora estou me perguntando, eu olhei e não vinha nenhum veículo do sentido oposto então comecei a realizar a conversão e quando já estava finalizando ouve a colisão na minha lateral direita traseira, a culpa é realmente minha?

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.