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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Conversão à esquerda.

  Olá pessoal, mais uma postagem sobre a conversão a esquerda, tema que é difícil das pessoas entenderem e aceitarem esta manobra, e que em muitos casos acaba levando o candidato a reprovar, e por se tratar deste assunto complexo, venho mais uma vez reforça-lo aqui para vocês.

  Então vamos lá para os cuidados básicos, quando solicitado esta manobra para vocês, que pode ser durante o treinamento na autoescola ou no próprio exame, as dicas são as seguintes:

1 - É sua Preferência ou Parada Obrigatória?
  •  Estes dois itens são seus primeiros cuidados, costumo dizer "seu direito de passar (preferencial) ou dever de parar (placa de PARE)",  a partir dai vem os cuidados seguintes
2 - Realizar a sinalização da manobra.
  • Faça a sinalização do pisca com antecedência, este item é comunicação no trânsito, e a falta dela gera conflitos. E faça de maneira correta, pois no cotidiano as pessoas fazem da seguinte for: Pisca assim: "Vou virar" que é o correto , "estou virando" liga o pisca manobrando e "virei" acionando o pisca depois da curva, ou "não sinalizo porque ninguém precisa saber para onde eu vou". 
3 - Fazer o posicionamento do carro na via.

  • Este itens visa complementar a sua sinalização e dar ênfase ao que irá fazer e,  facilitar a fluidez do trânsito, e também é regra definida pelo CTB, então tomem cuidado para fazer estes dois itens corretamente, sinalização e posicionamento.

4 - Precisa ou não reduzir a marcha.
  • Conforme solicitada a manobra a você, verifique a via se existe sinalização de parada obrigatória ou não, pois, é deste ponto que irá reduzir a marcha ou não, ou seja, tendo a placa de PARE, deverá parar o carro e recomeçar com as marcha, e se não houver a placa, terá que fazer a redução da marcha, sendo feita da seguinte forma: diminuir a velocidade do carro com o freio, acionar embreagem e realizar a troca da marcha, libera a embreagem e faz a manobra.

5 - Está livre ou obstruído o sentido contrário.
  • Sempre que for fazer esta manobra, devemos tomar cuidado com os veículos do sentido oposto apenas, ou seja, de onde vem o carro vermelho, pedestres e ciclistas, como mostra a imagem abaixo, e tudo o que vier atrás dele, e só então realiza a manobra.
  • Daí o assunto "livre - quando não vem nada no sentido oposto, ou obstruído - quando vem algo". 
  • O que esta acontecendo na via transversal, onde está o carro amarelo, não é problema nosso, por quê? É parada obrigatória para eles, então cuido apenas da minha via.



6 - Realize sua manobra.
  •  Agora é só realizar a manobra controlando a velocidade do carro para não ser rápido e nem lento de mais, e para isto mantenha o pé direito bem a vontade para acelerar ou frear se for o caso, e cuide para fazer a manobra corretamente sem invadir a contra mão de direção e fazer o "L" corretamente.

Vejam como tudo irá funcionar na prática!


Quando a parada obrigatória for sua, caso do carro amarelo, deverá aguardar  o momento oportuno e só então realize a manobra, veja a imagem abaixo.



18 comentários:

  1. Muito bom o blog, parabéns pelo trabalho continue assim,valeu pelas dicas sao muito úteis.

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  2. Olá a pouco tempo estou com carteira e estou com duvida em uma situação. Quando formos entrar em nossa residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que virar para esquerda e estiver vindo um veiculo no sentido contrario. Aonde devemos posicionar o nosso carro para aguardar a passagem do outro carro para podermos entrar na residência.

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    1. Olá João, quanto a sua dúvida, é assim que funciona:
      Você deve aproximar o seu carro a faixa amarela que divide o fluxo, sinalizando sua intenção com antecedência,, aguardar o trânsito de sentido o oposto, e só então realiza a sua manobra, e quanto ao local para parar, este deve ser também um pouco antes da entrada de sua garagem, para que com isto você consiga passar com o carro no local correto da entrada da sua garagem.

      Qualquer dúvida é só comentar!

      Sucesso!

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  3. Estou amando o blog!!! Explicação muito perfeita, sou de Porto Alegre e estou aprendendo muito com seu blog.

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    1. Ola Andréia, obrigado por sua visita e que bom poder ajudar-lhe a aprender um pouco mais sobre direção veicular, seja bem vinda e sucesso na sua jornada!

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  4. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

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    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

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  5. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

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    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

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  6. Olá, no caso da conversão a esquerda, a ultrapassagem é proibida?
    Já tive problemas de motos tentarem me ultrapassar na conversão, seria correto elas fazerem isso?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, é proibido sim a ultrapassagem no cruzamento e, infelizmente muitos motoristas e principalmente motoqueiros fazem isto, mas é completamente errado mesmo!

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  7. Ola estou tirando minha carteira e queria saber como faço para não invadir a contramao ao fazer uma convercao a esquerda quero saber como devo posicionar o volante ao fazer esta convercao

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o que pode estar acontecendo é, você está virando muito o volante e iniciando a manobra antes do tempo.

      Algumas dicas que podem te ajudar é, ao ouvir o comando para virar, que será dado pelo examinador ou instrutor, você já tira imediatamente o pé do acelerador, isso vai fazer você ganhar tempo para ver a sinalização e analisar toda a situação para fazer os procedimentos necessários, depois você trabalha com a imaginação, que esta pode ser treinada mesmo não estando dirigindo, ou seja, sempre que for virar para esquerda, projete imaginariammente a linha amarela da rua que você está e o mesmo na rua que vai entrar, e cruze estas duas linhas e leve o carro quase beste ponto e inicie a manobra, assim vai ser mais fácil acertar a manobra, é importante fazer aulas de reforço para melhorar suas habilidades e treinar aquilo que tem dúvidas e dificuldades!

      Espero que estas informações possam te ajudar, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

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  8. fui entrar em minha residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que realizar conversão para esquerda, sinalizei com seta para esquerda, reduzi a velocidade, no momento a moto se encontrava mais próxima da parte direita da pista então levemente deitei a moto para esquerda a fim de realizar a conversão já que não havia trânsito no outro sentido da via, nesse momento fui atingido por outra moto, tenho culpa?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, a outra moto estava vindo de trás de você, ou sentido oposto, pois isso muda completamente os fatos.

      Se ele veio de trás e você já estava posicionado, a culpa é dele, se você estava mais a direita da via e adentrou bruscamente na frente dele, aí pode ser sua a culpa, mas, precisa ver certinho sua posição.

      Se a moto estava no sentido oposto ao seu, aí você avançou a frente dele, sendo sua a culpa.

      Espero que essas informações possam te ajudar!

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    2. a moto estava vindo de trás.
      Mas o correto não seria ela manter uma distância de segurança, eu estava sinalizando o que vale é a sinalização, não?
      mesmo que eu estivesse totalmente na parte direita da rua, estaria errado ela ultrapassar em faixa contínua?

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    3. Então, é obrigatório fazer a sinalização, porém, ela não te dá direito, quanto a faixa continua, vocês se bateram do outro lado da faixa? Se for, aí você está certo por ter feito a manobra e ele colidiu em você na contramão, e quanto a ela manter umaa distância, esta é sua defesa para o acidente, indo para o ambiente jurídico, testemunhas e esta tese de defesa, a falta de distância de segmento.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.