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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Conversão à esquerda.

  Olá pessoal, mais uma postagem sobre a conversão a esquerda, tema que é difícil das pessoas entenderem e aceitarem esta manobra, e que em muitos casos acaba levando o candidato a reprovar, e por se tratar deste assunto complexo, venho mais uma vez reforça-lo aqui para vocês.

  Então vamos lá para os cuidados básicos, quando solicitado esta manobra para vocês, que pode ser durante o treinamento na autoescola ou no próprio exame, as dicas são as seguintes:

1 - É sua Preferência ou Parada Obrigatória?
  •  Estes dois itens são seus primeiros cuidados, costumo dizer "seu direito de passar (preferencial) ou dever de parar (placa de PARE)",  a partir dai vem os cuidados seguintes
2 - Realizar a sinalização da manobra.
  • Faça a sinalização do pisca com antecedência, este item é comunicação no trânsito, e a falta dela gera conflitos. E faça de maneira correta, pois no cotidiano as pessoas fazem da seguinte for: Pisca assim: "Vou virar" que é o correto , "estou virando" liga o pisca manobrando e "virei" acionando o pisca depois da curva, ou "não sinalizo porque ninguém precisa saber para onde eu vou". 
3 - Fazer o posicionamento do carro na via.

  • Este itens visa complementar a sua sinalização e dar ênfase ao que irá fazer e,  facilitar a fluidez do trânsito, e também é regra definida pelo CTB, então tomem cuidado para fazer estes dois itens corretamente, sinalização e posicionamento.

4 - Precisa ou não reduzir a marcha.
  • Conforme solicitada a manobra a você, verifique a via se existe sinalização de parada obrigatória ou não, pois, é deste ponto que irá reduzir a marcha ou não, ou seja, tendo a placa de PARE, deverá parar o carro e recomeçar com as marcha, e se não houver a placa, terá que fazer a redução da marcha, sendo feita da seguinte forma: diminuir a velocidade do carro com o freio, acionar embreagem e realizar a troca da marcha, libera a embreagem e faz a manobra.

5 - Está livre ou obstruído o sentido contrário.
  • Sempre que for fazer esta manobra, devemos tomar cuidado com os veículos do sentido oposto apenas, ou seja, de onde vem o carro vermelho, pedestres e ciclistas, como mostra a imagem abaixo, e tudo o que vier atrás dele, e só então realiza a manobra.
  • Daí o assunto "livre - quando não vem nada no sentido oposto, ou obstruído - quando vem algo". 
  • O que esta acontecendo na via transversal, onde está o carro amarelo, não é problema nosso, por quê? É parada obrigatória para eles, então cuido apenas da minha via.



6 - Realize sua manobra.
  •  Agora é só realizar a manobra controlando a velocidade do carro para não ser rápido e nem lento de mais, e para isto mantenha o pé direito bem a vontade para acelerar ou frear se for o caso, e cuide para fazer a manobra corretamente sem invadir a contra mão de direção e fazer o "L" corretamente.

Vejam como tudo irá funcionar na prática!


Quando a parada obrigatória for sua, caso do carro amarelo, deverá aguardar  o momento oportuno e só então realize a manobra, veja a imagem abaixo.



22 comentários:

  1. Muito bom o blog, parabéns pelo trabalho continue assim,valeu pelas dicas sao muito úteis.

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  2. Olá a pouco tempo estou com carteira e estou com duvida em uma situação. Quando formos entrar em nossa residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que virar para esquerda e estiver vindo um veiculo no sentido contrario. Aonde devemos posicionar o nosso carro para aguardar a passagem do outro carro para podermos entrar na residência.

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    1. Olá João, quanto a sua dúvida, é assim que funciona:
      Você deve aproximar o seu carro a faixa amarela que divide o fluxo, sinalizando sua intenção com antecedência,, aguardar o trânsito de sentido o oposto, e só então realiza a sua manobra, e quanto ao local para parar, este deve ser também um pouco antes da entrada de sua garagem, para que com isto você consiga passar com o carro no local correto da entrada da sua garagem.

      Qualquer dúvida é só comentar!

      Sucesso!

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  3. Estou amando o blog!!! Explicação muito perfeita, sou de Porto Alegre e estou aprendendo muito com seu blog.

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    1. Ola Andréia, obrigado por sua visita e que bom poder ajudar-lhe a aprender um pouco mais sobre direção veicular, seja bem vinda e sucesso na sua jornada!

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  4. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

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    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

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  5. Olá eu tambem sou recem habilitado e algumas duvidas me perseguem... A minha duvida é: Como deve posicionar de forma correta o meu carro para fazer uma conversão a direita ou a esquerda em uma via que seja de mão dupla?

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    1. Obrigado por sua visita!

      Na conversão para direita, deve deslocar o seu carro mais próximo do meio fio, já na esquerda, sua referência é a linha amarela no centro da via, na ausência desta linha, deve imagina-la, esta sãos as posições que precisa para virar para ambos os lados!

      Sucesso na sua nova jornada!

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  6. Olá, no caso da conversão a esquerda, a ultrapassagem é proibida?
    Já tive problemas de motos tentarem me ultrapassar na conversão, seria correto elas fazerem isso?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, é proibido sim a ultrapassagem no cruzamento e, infelizmente muitos motoristas e principalmente motoqueiros fazem isto, mas é completamente errado mesmo!

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  7. Ola estou tirando minha carteira e queria saber como faço para não invadir a contramao ao fazer uma convercao a esquerda quero saber como devo posicionar o volante ao fazer esta convercao

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o que pode estar acontecendo é, você está virando muito o volante e iniciando a manobra antes do tempo.

      Algumas dicas que podem te ajudar é, ao ouvir o comando para virar, que será dado pelo examinador ou instrutor, você já tira imediatamente o pé do acelerador, isso vai fazer você ganhar tempo para ver a sinalização e analisar toda a situação para fazer os procedimentos necessários, depois você trabalha com a imaginação, que esta pode ser treinada mesmo não estando dirigindo, ou seja, sempre que for virar para esquerda, projete imaginariammente a linha amarela da rua que você está e o mesmo na rua que vai entrar, e cruze estas duas linhas e leve o carro quase beste ponto e inicie a manobra, assim vai ser mais fácil acertar a manobra, é importante fazer aulas de reforço para melhorar suas habilidades e treinar aquilo que tem dúvidas e dificuldades!

      Espero que estas informações possam te ajudar, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

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  8. fui entrar em minha residência na cidade em uma via de mão dupla tendo que realizar conversão para esquerda, sinalizei com seta para esquerda, reduzi a velocidade, no momento a moto se encontrava mais próxima da parte direita da pista então levemente deitei a moto para esquerda a fim de realizar a conversão já que não havia trânsito no outro sentido da via, nesse momento fui atingido por outra moto, tenho culpa?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, a outra moto estava vindo de trás de você, ou sentido oposto, pois isso muda completamente os fatos.

      Se ele veio de trás e você já estava posicionado, a culpa é dele, se você estava mais a direita da via e adentrou bruscamente na frente dele, aí pode ser sua a culpa, mas, precisa ver certinho sua posição.

      Se a moto estava no sentido oposto ao seu, aí você avançou a frente dele, sendo sua a culpa.

      Espero que essas informações possam te ajudar!

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    2. a moto estava vindo de trás.
      Mas o correto não seria ela manter uma distância de segurança, eu estava sinalizando o que vale é a sinalização, não?
      mesmo que eu estivesse totalmente na parte direita da rua, estaria errado ela ultrapassar em faixa contínua?

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    3. Então, é obrigatório fazer a sinalização, porém, ela não te dá direito, quanto a faixa continua, vocês se bateram do outro lado da faixa? Se for, aí você está certo por ter feito a manobra e ele colidiu em você na contramão, e quanto a ela manter umaa distância, esta é sua defesa para o acidente, indo para o ambiente jurídico, testemunhas e esta tese de defesa, a falta de distância de segmento.

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  9. Olá, imagine essa mesma do slide 5 situação onde o carro azul está esperando pra fazer a conversão porém a via é mão dupla e imagine que o carro vermelho parou pra o azul passar e uma moto que vinha seguindo seu fluxo bate no carro azul de quem é a culpa? Aconteceu comigo e eu estava na moto vinha paralelo ao carro vermelho o mesmo parou e eu continuei e o azul avançou agradeço a ajuda

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, precisa ser analisado todos os fatos para saber que está certo ou errado nesta situação, veja bem, pelo que descreveu, você estava trafegando atrás de um carro que parou em um cruzamento, e automáticamente você o ultrapassou, o que é proibido, mas que também é permitido se houver espaço para tal e que seja feita a manobra com segurança, aí entra o outro carro que, antes de manobrar, deveria ter verificado se seria possível realmente fazee a manobra, o que resultou na colisão, então para dizer quem está certo ou errado é difícil por necessitar ter toda a dinâmica do ato, mas cabe a você procurar um defensor e pleitear juridicamente o ressarcimento dos prejuízos sofrido, aí o juiz irá definir o possível causador!

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

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  10. Olá boa noite!
    Estou com uma dúvida, fui entrar em um prédio em via de mão dupla, eu estava na minha mão mas o apartamento é do lado esquerdo. Sinalizei que entraria a esquerda e parei para aguardar os carros da mão contrária passarem. Quando terminaram comecei a virar a esquerda para entrar, mas nisso o veículo que vinha atrás de mim resolveu tirar para a esquerda(contra-mão) e me ultrapassar. Resultado: bati na lateral dele. A rua tem faixas tracejadas brancas. Nesse caso estou errado ou correto?
    Muito obrigado!!!!

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  11. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a sua situação, veja o que diz a lei/CTB:

    Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.
    Isso é valido para os 2 envolvidos, o que te ampara é sua sinalização para manobra e o posicionamento correto do seu carro para entrar no imóvel.

    Já o artigo 38.

    Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
    O que também te favorece e tem mais.

    Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

    I – vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

    Infração – grave;

    Penalidade – multa;

    O que no seu caso, não caracteriza ultrapassagem por parte do outro carro, pois sua intenção era virar, ou seja, ele deveria ter desviado pela direita se fosse possível ou então aguardar sua manobra e seguir posteriormente. Mas o mais importante é que estivesse sinalizando e posicionado corretamente, se for acionar legalmente, testemunhas ou filmagem do local se tiver câmeras de imóveis, vão te ajudar!

    Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.