Pages

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Recém habilitados no trânsito.

  Olá pessoal, neste post quero falar um pouco sobre os recém habilitados e que saem ao transito ou que dirigem sozinhos pela primeira vez, e para dar uma introdução ao post, esta aí abaixo o sintoma que mais pegam as pessoas no inicio da direção desacompanhada, a "ansiedade", sintoma comum em todas as pessoas, com uma pequena diferença que na autoescola, você está acompanhando e tem alguém para lhe ajudar, algo que quando habilitados nem sempre terão ou a pessoa que poderia ajudar, faz o oposto, atrapalha, então deem uma lida e acessem o texto que é muito bom.
"ANSIEDADE::    Estado emocional desagradável que vai do vago desconforto ao medo in­tenso. A pessoa ansiosa costuma ter uma sensação de desastre iminente, mesmo não havendo nenhuma amea­ça real, e certos sintomas físicos e psi­cológicos. Uma certa dose de ansieda­de é normal e serve para melhorar o desempenho. A ansiedade toma-se um sintoma quando começa a inibir o pen­samento e a perturbar as atividades normais do dia-a-dia."
  Podem ler o artigo relacionado a ansiedade Clicando aqui. E recomendo esta leitura por ser um texto muito bom e bem simples de ler. 
 "Medo são as vozes críticas que ficam te dizendo que você não consegue, você não é tão bom quanto aquela outra pessoa, você não é tão bonita como gostaria, isso tudo é a sua conversa interna negativa te influenciando, e você está acreditado nela.
O medo abrange todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total.
Dentro do grupo do medo estão: a insegurança , preocupação, ansiedade, fobias, ataques de pânico e TSTP, transtorno do estresse pós traumático. Tudo isso tem uma coisa em comum, sua mente dizendo que algo de muito ruim está para acontecer, e você não tem como enfrentar isso".  
  E sobre o medo, podem ler o artigo inteiro Clicando aqui.
 Como puderam notar, o ato de dirigir para os novatos ao volante, está condicionado as duas situações citadas acima, e elas impedem a pessoa de avançar um pouco mais, pois o primeiro passo ela já deu, que é a aquisição da CNH, e isto significa que ela já enfrentou este sintomas que bloqueiam qualquer um. Mas depois, quando tem que pegar o carro só e ir para a rua, aquela situação de conforte e segurança de ter o instrutor com os controles e saber que ele vai te ajudar acaba, vem aquela sensação de tudo estar em seu controle e que depende só de você e de mais ninguém, aí os sintomas do medo e da ansiedade se intensificam mais ainda.

  Os sintomas mais comuns aqui então é, boca seca, sede, tremores, amnésia por não saber o que fazer, suor nas mãos, rigidez muscular achando que irá segurar o carro com as mãos mesmo estando dentro dele, e em muitos casos tem ainda o passageiro que ao invés de dar apoio e conforto, te deprecia mais ainda dizendo, "você não vai conseguir, é burro(a), não sabe dirigir, que não aprendeu nada na autoescola, que te deram a carteira, que meu carro você não vai dirigir, tem que emborrachar os postes, que você é muito ruim, largue mão de carro e ande de ônibus ou a pé que é mais seguro" entre enumeras outras frases. Pessoas que tem este comportamento é o pior acompanhante que se pode ter, pois ela só vai atrapalhar mais, então procure alguém que realmente possa te apoiar nesta situação que já é difícil para você, pessoas calmas, concentradas, que sabem se expressar para ajudar e não atrapalhar.

  Comece sua nova jornada se acostumando e familiarizando-se com o carro! Pegue-o na garagem, sente no assento do motorista, ajeite o assento, coloque o cinto, regule os retrovisores, deixe-o desengrenado,dê partida, acelere e veja o barulho que ele faz, sinta como é o funcionamento dos pedais, o quanto de força tem que aplicar em cada um, depois peça para alguém retirar o carro da garagem pra você e fique dentro do carro como passageiro para ver o que a pessoa faz, tipo: com os pés, que lado vira o volante, onde ela olha, quais espelhos usar, locais e onde pode bater e precisa cuidar mais, pergunte a ela, tire suas dúvidas, seja um bom observador e procure entender tudo o que ela esta fazendo, isto é aprendizado, e estamos sempre aprendendo nesta vida e principalmente agora que vai dirigir, algo que não domina, e tome esta mesma referencia para por o carro na garagem, pois ocorrem muitas batidas nestas manobra, de ralar o carro no portão de casa, porquê esta manobra parece ser fácil, mas na verdade não é! Tome cuidado!

  Com o carro na via, treine arrancadas e paradas e de preferência em uma rua plana para se acostumar com a embreagem, e só depois em aclive, pois muda muito o jeito de fazer esta manobra, eu costumo colocar 3 situações, e tenho um post sobre isto que podem acessar clicando aqui. Depois que pegar mais o domínio de arrancadas nas situação colocadas, vá para um conhecimento mais profundo sobre marcha e resposta do "seu" carro perante as situações entre marchas e velocidades, para saber o que deve ser feito e o como o carro reage e "fala" contigo, pois este é um item que deve ser levado em consideração, a forma com que você entende o carro, tipo, ele pedindo desenvolvimento de marcha, ou seja, aumentar a marcha e ou, ele pedindo para reduzir a marcha, que nada mais é que, você acelera e o carro não vai, aí precisa reduzir para uma marcha menor que a atual, ou seja, é muito conhecimento se tratando de um carro manual, o automático, tudo mais fácil pois o carro verifica as marchas sozinho.

  Algumas situações e atitudes devem partir de você que quer desenvolver seus conhecimento na direção, então deve sim pegar o carro e ir treinar, pois, dirigir é só prática e quanto mais você treinar, melhor fica,  vá treinar no seu bairro ou em algum lugar mais tranquilo, leve alguém para ajudar em uma emergência, depois vá avançando para uma via mais movimentada e vá avançando pouco a pouco, no inicio o suor é intenso, leve uma toalha para se secar, a boca seca, também leve agua para beber, qualquer momento de stress, encoste o carro para dar uma relaxada, tente não se preocupar com o veículo que está atrás, seu problema é o carro da frente, não perca o foco! Tenha em mente onde irá virar e se prepare com antecedência para tal, não confie em GPS, pois em muitos locais o sentido da via muda da noite para o dia, e nem sempre conseguimos acompanhar estas mudanças, e se não conhece o caminho, se possível faça o mesmo do ônibus até ir aprendendo caminhos alternativo, mais curtos, menos congestionados, etc.

 E acima de qualquer situação, aprenda a se respeitar e avaliar a sua capacidade e conhecimento, pois este é o item mais importante de todos, ninguém nasceu sabendo, mas também o pouco que aprendeu na autoescola não o faz o exímio "motorista", vá com calma e dentro dos seus limites pois, se você não se respeita, quem é que vai te respeitar? Não é porquê esta habilitado, que está capacitado, há uma diferença gigante entre uma situação e outra. 

6 comentários:

  1. GOSTEI MUUUUIIITTOOOO
    Era a pagina que eu estava precisandi kkkk

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse post. Estou passando por isso. Faz 20 dias que comprei meu carro, mas ainda não me sinto autoconfiante. Preciso dominar mais os comandos e pedais do carro e, aos poucos, ir pegando prática. Não é fácil, mas com perseverança é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, obrigado pela visita e prestígio!

      Realmente, a perseverança é o segredo de tudo e o treinamento junto, fica melhor ainda, sucesso na sua nova jornada e procure treinar inicialmente próximo de sua área de conforto e segurança, onde já conhece e está familiarizada, depois espande para novas áreas, também procure manter a calma e não ter pressa no que precisa ser feito, a agilidade vem com o tempo, a habilidade é melhorada a cada dia, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  3. Foi muito bom para mim ler esta postagem ! Sou recém habilitada, e fico com muito medo de pegar uma subida ou mesmo deixar o carro apagar, o que na verdade tem acontecido muito e não era algo corriqueiro em minhas aulas de auto escola. Quando fico nervosa em alguma situação é como se não soubesse dirigir, exemplo: em um sinaleiro deixei o carro apagar e por ficar tão nervosa liguei o carro e deixei ele apagar novamente. Atualmente me pergunto o porque isso acontece, me sinto tão inferior e incapaz, espero que isso melhore algum dia e eu possa dirigir como uma pessoa habilitada, sem ficar ansiosa a cada vez que dar partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio, e que bom que o conteúdo pode te ajudar um pouco, e sinta-se à vontade em compartilhar suas experiências conosco!

      Isso que descreveu é super normal, o que precisa fazer para melhorar esse sentimento é ser um pouco egoísta nesse momento, deixou o carro apagar, simplesmente ignore o que acontece atrás de você e ligue o carro novamente e siga em frente sem olhar para trás, deixar o carro morrer é extremamente normal, você está fazendo isso agora e conforme o tempo passa, vai errando menos, mas nunca vai parar, eu dirigo a mais de vinte anos e ainda deixo isso acontecer! Então fique tranquila, o importante mesmo é não se preocupar com o povo atrás buzinando, chingando ou fazendo qualquer outra atitude agressiva, não dê bola, se ficar muito nervosa, faça o seguinte, ligue o pisca alerta do carro, desça e vá abrir o capô ou porta-malas e sinalize que o carro pifou, se for necessário, pegue o triângulo também, aí ou vão te ajudar e outros desviar, resolvido o seu problema, você vilta para o carro, liga ele e vai embora! Simples assim! E o mais importante, nunca deixe de dirigir, não importa o que aconteça, os erros são normais no início, veja o exemplo, eu não seu sua idade mas sei que você sabe caminhar a um bom tempo e com vários calçados diferentes e mesmo assim, volta e meia dá um tropeço, escorrega ou qualquer outra coisa parecida,e olha a quanto tempo caminha? Estou errado? Sucesso na sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.