Pages

sexta-feira, 10 de abril de 2020

EMBREAGEM!




  Olá pessoal, neste post vamos ver o conteúdo sobre embreagem, um material escrito e uma videoaula sobre o assunto, este material é para quem está começando no mundo do volante e também para aqueles que querem melhorar sua habilidade ao volante!

  A embreagem é um dos sistemas do carro, seu manuseio correto é de fundamental importância para dirigir um veículo do tipo "manual" e o que você precisa saber sobre o assunto vai estar descrito nas próximas linhas de leitura!

Quando é que você usa a embreagem:

1 - Para colocar o carro em movimento e realizar parada.
2 - Para trocas de marchas em desenvolvimento (aumentando) e nas reduções.
3 - Para fazer baliza, estacionar.
4 - Realizar todo e qualquer tipo de manobra (garagem, estacionar em mercado, etc)

Agora que você já sabe quando é que vai usar a embreagem, vamos entender um pouco sobre a parte da mecânica do carro de forma simples e voltada para o dirigir.

Temos então na mecânica:

  1 - Motor: basicamente o motor vai produzir apenas rotação/giro, pode ser a da lenta do motor ou uma rotação maior provocada por sua intenção em acionar o pedal do acelerador, aí você é quem vai dosar o quanto necessita. 

  2 - Transmissão/Marchas: esse sistema é responsável por receber essa rotação do motor e transmitir para as rodas, fazendo o carro se movimentar. Conforme a marcha que usar e a situação, você vai então administra se a marcha é par manobra (1ª marcha e Ré) ou para força/velocidade - de 1ª a 5ª marcha.  

 Temos então nesta parte a embreagem que será o elo entre o motor e a transmissão/marcha, ela vai permitir que a rotação do motor seja transmitida para as rodas através da macha, para isso acontecer de forma harmoniosa, é necessário um bom controle do pedal para fazer essa junção, entra aí então a...

Forma como vai manusear o pedal!

Ou seja:

  "Soltar ou Soltando o pedal então?"

 Particularmente recomendo o manuseio do pedal de forma em que vai "SOLTANDO" o pedal, assim fica mais uniforme e com melhor controle, recomendo também não apoiar o tornozelo no assoalho do carro, isso faz ter menos controle.

 Ponto da embreagem ou altura do pedal.

 O ponto da embreagem é também a altura do pedal de embreagem do seu carro, é o ponto em que ao ir liberando o pedal, chega em um momento que o carro começa a querer se movimentar, ao chegar com o pedal neste ponto, deve segura-lo, a partir desse momento pode começar com uso de acelerador e vai liberar mais um pequeno espaço do curso do pedal da embreagem e assim que sentir segurança do carro em  movimento, libera o restante da embreagem.

Vai treinar com seu carro em um local plano, sem movimento, assim vai aprender qual é a altura do ponto do seu carro!

Consequências do manuseio incoerente.

Ao liberar o pedal de forma rápida você pode provocar as seguintes situações:

 1 - O carro "morre".
 2- Dar solavancos.
 3 - Sair "cantando" pneu, o que é considerado infração no art.175 do CTB - Gravíssima + Multa + Recolhimento da CNH e remoção do veículo.

Agora já sabe tudo que precisa sobre o sistema de embreagem, pegue o carro e vamos treinar!

Aqui temos uma videoaula com teoria e prática, assista e tire suas dúvidas, também pode comentar aqui ou no próprio vídeo no canal, aproveite também para se inscrever e deixar seu Like!



Você está autorizado a compartilhar conteúdos do blog, gentileza informar como fonte de informação.



0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.