Pages

domingo, 27 de maio de 2012

Posicionamento ao Volante.


Como posicionar-se corretamente ao volante!



A postura com que você vai dirigir influência diretamento no seu aprendizado e desenvoltura no uso dos comandos, tais como o volante, pedais e até a troca de marcha.

                                   

A regra prática é a seguinte, sempre que você for dirigir um carro, deverá ajustar o Banco no Assento e o Encosto, depois é feita a regulagem dos 3 Espelhos Retrovisores, e colocado o Cinto de Segurança, e apartir dai dar partida no motor e começar a dirigir.

***** REGULAGEM DO BANCO

1 -  Ajuste do Assento: deverá ser feito de tal forma que você possa alcançar o pedal da embreagem e aciona-lo até o final, sem ficar com a perna muito esticada ou muito dobrada, deverá ficar confortável.

                                                                                                        


2 - Regulagem do Encosto: deverá ficar numa postura mais a vontade para que a hora que for realizar manobras, seus braços tenham espaço suficienta para virar e desvirar o volante com facilidade.  Nesta posição, seu braço vai ficar levemente fletido como mostra a imagem acima, e não há necessidade de ficar grudado no volante como aquelas pessoas que a gente vê ai no trânsito, que quase não conseguem se mecher no carro.

Add caption
                                                                                                       


 *** Posição das mãos para segurar o volante desenvolve um papel extremamente importante para se conduzir um veículo, pois dela dependerá um controle melhor sob uma  situação de emergência, a posição correta é semelhante aos ponteiros de um relógio, chamada de 9 e 15 - onde a mão esquerda segura o volante no 9, e a mão direita permanecendo em 15.

                                                                   


3 - Regulagem dos 3 espelhos retrovisores: este deverá ser feito de tal forma que você possa virar levemente o rosto e visualizar o que acontece em cada lado do carro, pois cada espelho te mostra um local diferente como:

 1 - Espelho ESQUERDO: visualização da lateral esquerda e uma porção do fundos do carro.
 2 - Espelho CENTRAL: visualização da área atraz do carro, nao mostra as laterais. Este é regulável apenas enquadrando o vidro traseiro no espelho.
 3 - Espelho DIREITO: visualização da lateral direita e uma porção do fundus do carro.

*** Os espelhos externos, a regulagem é feita em 4 posições de referencia e você deverá posiniona-los de forma harmônica.
As regulagens são: Para CIMA, Para BAIXO, Para FORA do carro e Para o lado de DENTRO do carro.  Como mostra na cruz ROXA na imagem abaixo.

                                         


4 - Uso do CINTO DE SEGURANÇA: esta é a etapa final e mais importante, o cinto deverá ser utilizado por todos os ocupantes, e sempre bem esticado, sem bobras e tomar o cuidado de retirar objetos cortantes e perfurantes do corpo, tais como caneta, e sempre usar o cinto até mesmo em trajetos curtos, lembrando que é uma infração Grave de 5 pontos e R$127,69.

                                                             

*** Bom a dica agora é você relaxar no banco, soltar todo o corpo, bracos e pernas pois precisará deles bem solto para poder se movimentar e usar os equipamentos do carro, pois se estiver com a musculatura rigida, você terá dificuldades para controlar o carro, e os comandos, pois eles necessitam de um controle bem preciso e movimentos ritmicos, e teu corpo rigido impede isto.

Agora vejam este video para entender melhor a explicação dada acima:

                        

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.