Pages

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuidados ao passar por cruzamentos de vias.

   


Olá pessoal, neste post quero passar algumas dicas importantes para vocês com relação a passar por um CRUZAMENTO, pois é um local onde ocorre a maioria dos acidentes e normalmente os envolvidos alegam que " olhei para os dois lados e fui, e do nada apareceu uma moto ". Porque estas coisas acontecem? Temos em TODOS os veículos, independente de tamanho, modelo, etc, o tal do PONTO CEGO, e é aí que está o perigo. Então vamos lá com umas dicas que vão ajudar a amenizar problemas deste tipo quando você estiver na direção de um veículo.

    Primeiramente nós temos duas situações nos cruzamentos que são: a PARADA OBRIGATÓRIA e a PREFERÊNCIA DE PASSAGEM, e esta é a primeira situação a ser cuidada, saber se é teu DIREITO de passar, ou o DEVER de para, "já tenho outros post explicando isto para vocês", tenho esta informação, já facilita muito as coisas. E quando estamos em nosso DIREITO é só seguir e ponto, e quando for nosso dever de PARAR, aí vem os cuidados citados a seguir.

      O que devemos ver e em ordem para facilitar a vida quando estamos na direção de um veículo em uma via para não sermos surpreendidos por uma frase do tipo " APARECEU DO NADA ", o importante neste casso é saber o que então presente comumente na via, que em ordem são e tamanho:
  1. PEDESTRES.
  2. CICLISTAS.
  3. MOTOCICLETAS.
  4. CARRO.
  5. CAMINHÕES.
  6. ÔNIBUS.
  7. CARRETAS.
   Ou seja, observando sempre do menor para o maior. E quando realizamos uma PARADA OBRIGATÓRIA com o carro, devemos olhar o cruzamento observando esta ordem citada acima e provavelmente não teremos problemas na hora de atravessar o cruzamento, e sempre que houver a sinalização de PARE, devemos parar o carro na marcha em que está, depois da parada completa, aí então engata-se a 1ª marcha, olha com calma e com qualidade e segue.

Normalmente o pessoal vem com o carro e se depara com a placa de PARE, o que eles fazem, dão uma olhada rápida para os lados e vão engatando a marcha junto e andando junto, fazendo isto tudo junto e misturado, o que é um grave erro, pois assim acabam por deixar passar algo desapercebido, e olha o que o Código diz a respeito disto no seu Art. 208 que NÃO PARA em sinal vermelho ou de parada obrigatória, é uma infração Gravíssima com 7 pontos na CNH e multa de R$ 191.54. Então prestem atenção e cuidado, e deem qualidade em sua visão na direção do carro.


2 comentários:

  1. Adorei o seu blog!tem exatamente todos os assuntos em que eu tinha dúvida e você explica de forma bem clara e fácil de entender.Estou tirando carteira e aqui foi o melhor lugar que encontrei pra pesquisar.Obrigada!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.