Pages

domingo, 1 de dezembro de 2013

Estacionamento na via.



 Bom pessoal, neste post quero passar algumas dicas para vocês sobre o estacionamento do veículo na via, manobra esta necessária para finalizar o exame prático e também para o cotidiana das pessoas, porém está não é a manobra de baliza, pois durante o teste eu não recomendo aos candidatos fazerem baliza para finalizar o teste, a não ser que seja solicitado pelo examinador, o que não é tão comum acontecer.
  
  Normalmente na ora em que ele quer finalizar o exame, ele pede para o candidato escolher um local, ou ele mesmo determina onde será, que não vai ser em um local proibido, e que pode ser em meio fio ou área com grama, não podendo o examinador induzir o candidato ao erro. E quanto a esta situação, você deverá ter os seguentes cuidados de não estacionar:

  1. Na entrada e saída de garagem;
  2. A menos de 5 metros do cruzamento de vias, antes ou depois do mesmo;
  3. Em guias rebaixadas;
  4. Em frente a pontos de ônibus;
  5. Sobre a calçada ou grama, ou bater ou subir a roda nos mesmos ;
  6. A mais de 30 centímetros de distância da guia da calçada (meio fio ou grama); 
  7. Nas linhas de bordo amarelas ou brancas;
  8. Bloqueando a via;
  9. Local proibido, ou em fila dupla.
  E após tomado estes cuidados, como devemos proceder para a manobra? O candidato deve escolher cuidadosamente o local, realizar a sinalização da manobra para o lado que ele deseja estacionar, que normalmente é do lado direito da via, porém, tomem cuidado pois em uma via de sentido único, o estacionamento pode ser a direita, esquerda ou dos dois lados da via, é importante ter este cuidado de observar este ponto.

  E agora vem também uma pergunta básica que o aprendiz sembre faz, "como é que eu vou saber a distância certa para estacionar e não bater a roda ou ficar longe do meio fio?". E a resposta é, noção de espaço e área do carro, para que isto não ocorra, mas vou dar uma dica aqui que é uma espécie de "mira" para facilitar um pouco a sua vida, e para isto vejam as imagens abaixo.





  Observada a imagem, eu coloquei umas marcações para definir a "mira" do estacionamento, e você deverá agir assim, ir levando o carro para o lado até o meio fio chegar no ponto indicado pela imagem no parabrisa do carro, fazendo com calma, após realizar esta "mira", ai você aciona levemente o freio e posteriormente a embreagem e vai controlando o volante para manter o carro no local indicado para não afastar e não aproximar de mais, e só depois é que deve acontecer a parada do carro, e esta marcação servirá no meio fio e na grama também. Então é o seguinte, a ora que for estacionar, você deverá proceder por etapas, como esta a seguir:

  1. Escolher o local do estacionamento;
  2. Sinalizar a manobra:
  3. Ir ajeitando o carro na "mira" para realizar a distância correta;
  4. Realizar a parada do carro; 
  5. Observar os cuidados citados no item de não estacionar;
  6. Se for necessário ajeitar o carro, faça-o com cuidado;
  7. Desengrenar o carro, acionar o freio de mão, desligar o pisca e o motor do carro.

  Esta "mira" que passei anteriormente deve ser observada com o carro que você esta usando e parado para você ter o ponto exato seu e do seu carro, pois este que passei aqui é um esboço apenas, e pode variar de carro para carro. Espero que entendam e consigam executar o que expliquei aqui e sucesso.

2 comentários:

  1. muito confusa a redação no parágrafo: "obervada a imagem...etc"

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.